O melhor pedaço da Maçã.

Política de aprovação da App Store considerará infrações de direitos autorais com maior rigidez

Ícone da App Store

Ícone da App StoreClones de aplicativos e jogos são comuns na App Store em alguns casos — há vários títulos por lá que apresentam uma “mera semelhança” com Angry Birds, por exemplo —, mas por muito tempo eles já estão à venda sem a tomada de uma ação legal por parte dos desenvolvedores. Talvez no exemplo anterior a Rovio nem precise se preocupar, mas a Apple está agora interessada em agir na proteção da propriedade intelectual de quem cria programas bastante inovadores para o iOS e encara um clone deles na App Store depois de algum tempo.

Publicidade

Nesta semana, vimos que a Apple mexeu nas suas diretrizes de revisão para atender aos casos de cópia de trabalhos na App Store, o que de fato está ocorrendo — até mesmo para produtos que podem ser encontrados fora dela. O Appolicious coloca como exemplo o desenvolvedor do jogo The Blocks Cometh, originalmente escrito em Flash, mas que tinha clones na loja e, por infringirem as novas regras, foram rejeitados. Com isso, o criador do título pôde até se preocupar em atender os usuários dos clones com uma versão original dele [US$1; 12,8MB; requer o iOS 3.1.3 ou superior].

É um grande começo, mas a Apple pode tomar bons tiros no pé com seus parceiros mais próximos devido à inicativa. Já pensou, se cada produtora para o PlayStation 3 e para o Xbox 360 decidisse ir atrás dela para reclamar dos clones de jogos famosos que a Gameloft faz? Isso não daria em boa coisa…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova Apple Retail Store de Xangai será a quinta e maior da China

Próx. Post

Para o CEO da NVIDIA, o MacBook Air é a base para todos os futuros laptops (não só da Apple)

Posts Relacionados