O melhor pedaço da Maçã.

IEEE aprova nova especificação FireWire 3200

Foto: fnunes4 (via Flickr)

A organização de padrões IEEE aprovou hoje, finalmente, a próxima geração da interface FireWire. O padrão é chamado IEEE 1394-2008, mas também pode ser referenciado como FireWire 3200 ou S3200. O grande benefício em relação ao FireWire 800 é a sua velocidade de transferência de dados, quatro vezes maior — são 3.2Gbps, mantendo sua propriedade original que lhe permite carregar diversos aparelhos sem a necessidade de uma fonte de força adicional.

Publicidade
Foto: fnunes4 (via Flickr)
Foto: fnunes4 (via Flickr)

O novo formato é escalável, o que significa que fabricantes poderão lançar produtos com especificações intermediárias, tais como a S1600, oferecendo exatamente metade da performance do S3200. A tecnologia também poderá evoluir até S6400 (ou 6.4Gbps), e o mais bacana é que ambos S3200 e S1600 são retrocompatíveis com o padrão FireWire 800 e funcionam até mesmo com a entrada original FireWire 400, via o uso de um simples adaptador.

A IEEE afirmou que o padrão estará disponível para fabricantes de eletrônicos em outubro. É improvável que os primeiros modelos já cheguem imediatamente ao mercado, visto que ainda há um período de construção dos hardwares compatíveis, mas é quase certo que a Apple deverá ser uma das primeiras a adotar a nova tecnologia. Ela participou do desenvolvimento da primeira versão da interface e constantemente apoiou o projeto, tendo sido a primeira fabricante a implementar o FireWire 800 em um computador.

Publicidade

O FireWire 3200 chega para brigar diretamente com a especificação USB 3.0, da Intel, que promete velocidades de até 4.8Gbps e ainda luta para uma adoção em maior escala pela indústria. A grande diferença em relação ao padrão FireWire é que o USB depende do processador da máquina para a transferência de dados, enquanto o FireWire possui hardware dedicado e, portanto, já sai com vantagem na briga.

[Via: Electronista.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

VMware lança Fusion 2.0 beta 2

Próx. Post

Disney já vendeu mais de 5 milhões de filmes pela iTunes Store

Posts Relacionados