Apple e Research In Motion frente-a-frente na batalha dos smartphones

Saiu nesta semana a última pesquisa realizada pela ChangeWave Research, mostrando que a Apple e a Research In Motion continuam em crescimento acelerado e em breve limparão do mapa pequenas empresas sem chances de disputar em larga-escala. A briga será já está sendo muito boa (e só tende a melhorar):

Paul Carton, diretor de pesquisas da empresa, afirma que o iPhone 3G confirmou suas previsões de lançamento, mas garante que “a RIM não está se curvando ao novo desafio. A fabricante canadense possui diversos planos para contra-atacar o burburinho da Apple sobre os consumidores, incluindo o já anunciado Bold e, possivelmente, mais outros dois novos produtos (o Thunder e o Kickstart).”

Entrevistas realizadas pela ChangeWave com diversos consumidores da RIM mostram que, no geral, os clientes estão bastante satisfeitos com a empresa e comprariam futuros modelos lançados por ela. Por outro lado, usuários da Maçã não mostram grandes interesses em testar quaisquer dos novos aparelhos da RIM.

“O iPhone conquistou os corações e mentes da sua base de usuários, assim como o BlackBerry”, afirmaram os pesquisadores. “Felizmente, para ambos, o mercado de smartphones (seja corporativo ou consumidor) é grande o suficiente para suportar ambas Apple e RIM — os outros fabricantes é que perderão bastante.”

Quem deve estar mais preocupada no momento, contudo, é a RIM. Como você pode ver pelo gráfico acima, a empresa registrou uma queda de 1% em market-share no primeiro semestre de 2008 — e isso antes do lançamento do iPhone 3G, é claro.

[Via: 9to5Mac.]

Posts relacionados

Comentários