O melhor pedaço da Maçã.

Atalhos de Mac adaptados para quem está chegando do Windows

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que a minha recomendação é que todos utilizem atalhos de Mac como atalhos de Mac. Acostumar-se leva alguns poucos dias e, sinceramente, eles fazem muito mais sentido que os de Windows. Você acha mais coerente Alt + F4 (não significa bulhufas) para fechar uma janela ou Cmd + W (Command + Window)?

Publicidade

Ainda assim, há quem prefira os modos Microsoftianos e, devido a isso, estamos aqui para mostrar-lhes um recurso bem bacana do Mac OS X que muitos podem não conhecer. Ele serve, também, para usuários adaptarem as teclas de atalho de teclados de PCs — quem comprou um Mac mini e só trocou a CPU da máquina, por exemplo, com certeza já precisou disto.

A mágica é o botão “Modifier Keys…”, localizado na primeira aba (Keyboard) do painel de preferências Keyboard & Mouse, do System Preferences. Na janela que se abre, você pode especificar que tecla funcionará como cada um dos auxiliares de atalhos, por exemplo:

Observe que eu inverti o funcionamento da tecla Ctrl com Command. Basta isso para muitos dos antigos atalhos de Windows passarem a funcionar similarmente no Mac: Ctrl + C (copiar), por exemplo, é Command + C, no Mac. Invertendo estas duas, você resolve o problema.

Publicidade

Ainda no mesmo painel, observe a última aba, no topo: “Keyboard Shortcuts”. Aqui, o Mac OS X já nos traz uma generosa lista de atalhos do sistema pré-configurados, mas o interessante é que tudo é totalmente customizável. Pelos botões com sinais de mais (+) e menos (-), na parte inferior, você pode adicionar e remover atalhos como bem entender.

Publicidade

Agora é só configurar a máquina ao seu gosto. 😉

[Dica do Nelson Biagio Jr., obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rohos Logon Key faz de qualquer dispositivo USB uma chave de acesso para o seu Mac

Próx. Post

iPods em edições especiais e limitadas

Posts Relacionados