A briga promete ser boa. Segundo alguns rumores, a Cisco — empresa que teve sua origem nos laboratórios de computação da Universidade de Stanford e hoje possui mais de 54 mil funcionários — fornecedora líder mundial em equipamentos para infraestrutura de redes, pretende expandir seus tentáculos (ops!) para o promissor mercado do entretenimento eletrônico residencial.
Aguardadas para a CES 2009, as novidades incluem um sistema estéreo sem fios e gadgets para assistir a vídeos da internet na televisão de forma simples. Outra aposta é a chamada telepresença, uma videoconferência em alta definição que simula um encontro ao vivo. Este sistema, aliás, já existe para o ambiente corporativo, mas seu custo, a meu ver, ainda é proibitivo para o deleite dos usuários domésticos.
Seria uma atitude inteligente — tanto da Apple quanto da Sony — preocupar-se desde já com tal desejo da Cisco em ingressar no mercado de entretenimento residencial, pois a empresa de San Jose (Califórnia, EUA) não brinca em serviço e, ao contrário do que geralmente ocorre com a Microsoft, costuma liderar de maneira acachapante todos os nichos de mercado em que participa. Melhor para nós!