O Apple Pay chegou ao Brasil e já tem muita gente fazendo bom uso da plataforma de pagamentos da Maçã, ainda que o seu suporte não seja exatamente amplo nos estabelecimentos comerciais do país.
Se os lugares que você costuma frequentar já aceitam o método de pagamento, entretanto, a mudança de hábito é notável: a saída com dinheiro vivo ou cartões deixa de ser algo obrigatório e você passa a depender somente do seu iPhone/Apple Watch para realizar as transações.
Por mais que essa quebra de paradigma seja tentadora — e que o Apple Pay adicione uma importante camada de segurança nas transações com cartão —, uma questão pode brotar nas vossas cabeças: e se o meu iPhone for perdido ou roubado? Como faço para lidar com aquelas informações de pagamento extremamente sensíveis ali salvas?
Felizmente, há uma forma muito fácil de apagá-las imediatamente — e nós explicamos a seguir.
Primeiramente, é bom notar que, no geral, não há nada com o que se preocupar caso o seu iPhone caia nas mãos erradas. Se você configurou o dispositivo com um método de autenticação biométrico (Touch ID ou Face ID, dependendo do modelo) e uma senha segura, é bem provável que o invasor não consiga sequer entrar no seu aparelho, para início de conversa — ou tampouco realizar transações no Apple Pay, que exigem a mesma autenticação.
Ainda assim, para casos nos quais a pessoa em posse do seu aparelho possa ter a sua senha ou um método de acesso a ele (ou simplesmente para aliviar a sua cabeça), remover as informações de cartões do aparelho é muito simples:
- Acesse a página do ID Apple e inicie a sessão da conta vinculada ao dispositivo perdido/roubado;
- Clique/toque no(s) seu(s) dispositivo(s) e, nas informações exibidas, acesse a seção do Apple Pay;
- Clique em “Remover” ou “Remover Tudo” (em caso de dois ou mais cartões).
Pronto: a partir daí, todas as informações de pagamento ligadas ao Apple Pay naquele aparelho serão suspensas ou removidas imediatamente, esteja o aparelho conectado ou não a uma rede celular ou Wi-Fi — caso ele não tenha nenhuma conexão de internet, a transação não será processada quando o aparelho estabelecer conexão com o terminal de pagamento no estabelecimento comercial.
Você também pode remover os seus cartões pelo iCloud.com, indo em “Ajustes” e igualmente clicando no seu dispositivo atrelado ao Apple Pay para remover o cartão. Uma vez realizado esse passo, você pode seguir para o Buscar iPhone para continuar com os procedimentos padrão quando tem o aparelho perdido, como bloqueá-lo/apagá-lo remotamente ou enviar uma mensagem. E mais sorte da próxima vez! 😉