Apple atualiza página sobre acessibilidade, adiciona “menus falados” do iPod nano

Logo após o evento “Let’s Rock”, a Apple atualizou a seção Accessibility de seu site, que fala sobre o comprometimento da companhia em prover soluções tecnológicas que possam ajudar àqueles que possuem algum tipo de deficiência física a utilizar seus produtos.

A página apresenta várias informações para pessoas que possuem necessidades especiais, sejam deficientes auditivos, visuais ou que tenham até algum tipo de deficiência físico-motora — praticamente todos os produtos atuais da Apple possuem alguma solução que facilitará sua utilização por essas pessoas.

O Mac OS X possui tecnologias como o VoiceOver, alertas sonoros ou visuais e o suporte para vários displays braille. Possui, ainda, o Mouse Keys, que permite controlar o ponteiro do mouse com o uso do teclado, para os que possuem dificuldade em controlar o mouse. O iPhone possui um plano especial de acessibilidade via mensagens de texto. Os iPods, iPhones, Apple TVs e outros produtos da Apple possuem suporte para a visualização de closed captions (legendas).

Outra novidade que facilitará muito a vida de pessoas com deficiências visuais foi introduzida com o iPod nano 4G: os Spoken menus (menus falados), que permitem que usuários do player naveguem pelos menus e selecionem músicas sem a necessidade de visualizar a tela. A nova função “falará” os nomes dos menus, músicas e artistas utilizando um sintetizador de voz.

Ao sincronizar o iPod nano com o iTunes 8.0, aparecerá uma opção chamada Enable spoken menus for accessibility, onde você poderá ativar seu player para utilizar a tecnologia do Spoken menus — o iTunes criará as descrições faladas de todo o conteúdo que será sincronizado com o iPod utilizando a tecnologia text-to-speech integrada ao Mac OS X.

O iPod nano ainda ganhou outras duas novas configurações para ajudar àqueles que possuem algum tipo de deficiência visual: o Large Font, que permite escolher entre o tamanho standard ou optar por uma fonte maior, e o High Contrast Screen and Backlight, que ajusta o brilho da tela para torná-la ainda mais fácil de ler em situações de baixa luminosidade. Ambas as configurações podem ser ativadas pela opção Settings do menu do iPod.

Para saber mais como configurar e ativar o Spoken menus, confira esta página de suporte no site da Apple.

Posts relacionados

Comentários