O melhor pedaço da Maçã.

Dica para usuários de iPhones: quando for viajar, desligue o EDGE/3G

Um dos integrantes da equipe MacMagazine recebeu a seguinte conta da Claro no mês passado, referente ao seu consumo de conexão à internet via EDGE pelo iPhone:

Publicidade

Você achou muito? Pois imagine que este custo absurdo refere-se a um uso local de EDGE e de apenas 41MB de dados. Hoje em dia isso não é nada, se você considerar sites pesados como o nosso (cheio de vídeos e imagens), anexos que recebemos toda hora por email, um downloadzinho aqui e ali, programinhas pra iPhone… perde-se o controle muito fácil.

Se você ficou espantado com os R$63,10 acima, saiba que um amigo meu viajou para a Europa há dois meses e quase desmaiou quando a sua conta de telefone chegou. Sim, ele foi com um iPhone e ficou usando o EDGE via roaming internacional. Coincidentemente, usou só um pouco a mais do que o colega aí em cima: 45MB no mês. Custo: cerca de R$3.000,00 — acredite se quiser —, só da parte de dados.

Novas tecnologias e facilidades portáteis são sempre muito bem-vindas, mas é preciso sempre avaliarmos com calma os custos envolvidos nessas brincadeiras. Não é à toa que está rolando essa intensa briga, no Brasil, por qual operadora trará o iPhone para cá e por onde ele chegará primeiro; com tantas funcionalidades e tamanha facilidade de uso, elas sabem que podem ganhar um bom dinheirinho às custas de usuários mal informados.

Portanto, a dica é: quando for viajar, antes de tudo, vá até as configurações do seu iPhone e desligue o EDGE. Afinal de contas, ninguém morrerá porque não tem internet disponível dentro do metrô ou quando estiver tomando um sorvete na esquina. Use e abuse do seu aparelhinho somente quando estiver conectado via Wi-Fi; aí, não tem erro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ícones do Adium para os fanáticos pelo futebol nacional

Próx. Post

Será que os novos programas de TV da iTunes Store estão mesmo em alta definição?

Posts Relacionados