O melhor pedaço da Maçã.

Será que os novos programas de TV da iTunes Store estão mesmo em alta definição?

Na última terça-feira, um dos anúncios feitos por Steve Jobs durante o evento “Let’s Rock” foi o lançamento de seriados de TV em alta-definição (High Definition ou, simplesmente, HD) na iTunes Store. Nos últimos dois dias, tive a oportunidade de fazer o download de alguns dos que foram disponibilizados gratuitamente, graças à volta da NBC ao catálogo da loja.

Publicidade

Há boas e más notícias, nesta iniciativa da Apple. Os vídeos realmente apresentam uma qualidade superior, mas alguns clientes não ficaram satisfeitos com a novidade.

Aqueles que esperavam vídeos em nível de Blu-ray podem ter se decepcionado, já que o salto de qualidade não foi tão grande assim. Considerando alguns aspectos técnicos, eles podem até ser inferiores ao DVD. Por quê? Para um vídeo ser realmente considerado HD, basicamente são considerados dois fatores: a resolução e a taxa de bits (bit rate, para os mais nerds no assunto).

Publicidade

A resolução do vídeo, como já sabemos, é o tamanho em pixels que ele possui. Ela pode variar muito: geralmente, os padrões de vídeo em HD mais conhecidos oferecem resoluções de 848×480 (ou 480p), 1280×720 (720p) e 1920×1080 (1080p) pixels. Os novos seriados oferecidos na iTunes Store possuem resoluções de 480 e 720p. Por ambos serem de tamanho maior que o DVD, são considerados alta definição.

Cena de 30 Rock (NBC), em resolução de 480p (HD)
Cena de 30 Rock (NBC), em HD 480p

Neste ponto, é necessário fazer duas considerações:

Publicidade
  1. O Apple TV suporta vídeos em resolução de até 720p, segundo as suas especificações técnicas. Isso já deve explicar por que os programas de TV não foram disponibilizados em tamanho maior, já que para comprá-los direto do sofá, obviamente devem ser compatíveis com o aparelho.
  2. O padrão Blu-ray (HD 1080p) ainda é muito pesado para os nossos padrões atuais de internet em banda larga. Para você ter uma idéia, dois minutos de vídeo nessa resolução ocupam aproximadamente 140MB de espaço em disco. Já deu para ter uma idéia do tamanho que o seu filme favorito teria nessa resolução?

Agora, vamos considerar a taxa de bits. Neste aspecto, talvez a Apple tenha escorregado um pouco. A tabela abaixo, compilada pelo ZDNet, deve dar uma idéia do que estou querendo dizer:

Como pode observar, a taxa de bits (em Mbps — Megabits por segundo) dos vídeos em DVD é superior à do conteúdo em “HD” da iTunes Store (que deveria ser de 10Mbps, no mínimo). Mas não deveria ser o contrário? Como você explica isso, hein, Apple?

Publicidade

De fato, vale lembrar que o codec H.264 usado pela Apple no conteúdo digital da loja (e pelo QuickTime) é um dos melhores do mercado. Em testes feitos pelo AppleInsider, ele se demonstrou mais eficiente na compressão de vídeos, o que tecnicamente descarta a necessidade de você utilizar uma taxa de bits maior para tal.

Como eu disse no início, há boas e más notícias. E quais são as boas? Para começar, todos os programas de TV em alta-definição que você deve ter comprado de terça-feira pra cá trazem a versão SD (Standard Definition) de graça, o que foi comprovado pelo Eduardo Marques — da equipe MM — enquanto ele baixava um episódio de Monk em seu Mac, confira:

Isso permite que a Apple inclua uma versão “empacotada” do episódio para ser levada para seu iPod ou iPhone com maior facilidade, já que eles não suportam conteúdos em alta definição.

É uma iniciativa semelhante à “iTunes Digital Copy”, introduzida pela Apple em janeiro na Macworld Expo. Dessa forma, ela garante que seu conteúdo tenha maior portabilidade, podendo ser facilmente levado para qualquer um dos seus produtos, sem custar mais tempo (e dinheiro) do usuário.

No fim das contas: os novos programas de TV da iTunes Store são ou não em alta definição? Vai depender da sua opinião. Acredito que o fato de alguns clientes ficarem decepcionados por eles não terem a incrível qualidade do Blu-ray é um certo exagero. A novidade veio em ótima hora, do jeito certo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica para usuários de iPhones: quando for viajar, desligue o EDGE/3G

Próx. Post

Incase já anuncia produtos para os novos iPods

Posts Relacionados