O melhor pedaço da Maçã.

HP quer desbancar Microsoft, livrar-se do Windows e poderá competir com a Apple

A HP parece ter se revoltado com o efeito negativo que o Windows Vista está surtindo em suas vendas e, por isso, decidiu fazer algo para resolver o problema. De acordo com a BusinessWeek, a fabricante de computadores poderá desenvolver seu próprio sistema operacional, baseado no Linux.

Publicidade

O objetivo da HP seria criar um SO para um mercado de massa usando um código aberto, mas trabalhando-o para torná-lo simples para a maior parte dos usuários. A idéia seria liberar a HP da dependência do Windows e colocá-la frente-a-frente à Apple, que conquistou uma bela fatia de mercado nos últimos anos a partir da oferta de um sistema bonito e fácil de se utilizar: “Nossos consumidores buscam tecnologias as mais simples possíveis, com as quais não tenham que brigar para realizar suas tarefas”, dizem.

A empresa, é claro, não confirma o desenvolvimento do projeto, mas afirmou que “algumas ferramentas que funcionam fora do Vista” estão sendo trabalhadas. Apesar de Phil McKinney — CTO da divisão de PCs da HP — garantir que o objetivo dela é somente aprimorar suas soluções em cima do Vista, o tal projeto é hoje totalmente privado dentro da companhia e não tem previsão de lançamento definida.

Publicidade

Se pararmos para pensar, ela já lançou um produto que quase elimina completamente o Vista da vista (dã) dos usuários: seus PCs TouchSmart incluem uma camada de software touch-screen com reprodutor digital de mídias, gerenciador de fotos, agregador de notícias e diversos outros serviços — todos integrados, numa interface própria.

Um dos grandes fatores motivadores da HP é a expectativa de investidores e analistas de que a Apple deverá entrar, em breve, no mercado de notebooks de baixo custo — US$1.000 ou menos (MacBook mini?). Trata-se de um mercado com crescimento acelerado do qual a HP depende bastante, hoje em dia.

Ou seja, leva de cá, toma de lá. Será mesmo que ela também entrará nessa, ao lado da Adobe?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Preferência de sistema ajuda a configurar o formato de arquivo na captura de tela

Próx. Post

Star Wars: The Force Unleashed chega à iPhone App Store

Posts Relacionados