Cavalo de Tróia para Windows disfarça-se de jogo para iPhone

O sucesso de jogos e aplicativos para a plataforma iPhone é tão grande que crackers já estão utilizando-se disso para disseminar novos cavalos de Tróia no mundo Windows. Um spam que começou a circular nesta semana diz conter “um dos jogos mais populares para iPhone” anexados, mas na verdade acompanha o Trojan horse Agent-HNY.

O arquivo anexo — nomeado Penguin.Panic.zip — só infecta usuários de Windows, de acordo com a Sophos. Na plataforma Mac ou Linux, ele é inofensivo — e, no iPhone, nem sequer poderia ser executado. Quando aberto, a tela simplesmente diz “Shoes” (“Sapatos”); se usuários tentarem apagá-lo, arquivos de sistema irão junto, comprometendo o funcionamento de outros programas.

Mais uma vez, quem quiser evitar problemas basta estar informado e não clicar em nada sem pensar duas vezes. A menos que o usuário execute o arquivo anexo (sem checar sua procedência, remetente, o motivo de alguém lhe enviar um jogo desta forma…), a disseminação do malware será contida. Como os caras não são bestas, envolver algo tão popular e atual como um jogo “bacana” pro iPhone certamente pegará alguns desatentos, curiosos pelo seu conteúdo.

[Dica do Newton Mota, obrigado!]

Posts relacionados

Comentários