O melhor pedaço da Maçã.

Mate a saudade dos jogos de MS-DOS em seu Mac com o Boxer

E não é que, de repente, no meio de gráficos 3D super avançados do Unreal Tournament 2004, bate uma saudade daqueles jogos antigos de MS-DOS? Quando eu usava PC, isso era relativamente fácil de se resolver. Já com um Mac, foi preciso esperar os processadores Intel e, mais tarde, o Boot Camp ou o Parallels Desktop for Mac chegarem, para tornar isso possível.

Publicidade

Mas agora isso mudou! Acabo de me deparar com o Boxer, um emulador de DOS desenvolvido em cima do DOSBox. Assim que o encontrei, desenterrei quase 330MB de jogos velhos que estavam hibernando em um CD. Ele não só permite executar jogos, mas programas como WordStar e outras coisas mesozóicas.

Seus principais recursos são a possibilidade de transformar os jogos em pacotes auto-executáveis — como um programa de Mac –, executar arquivos .exe, .com e .bat diretamente do Finder, facilmente instalar jogos em CD ou arquivos de instalação em pacotes de jogos, jogar pastas e imagens de CD-ROM no Boxer e abrí-los no prompt do DOS, e usar recursos de atalhos de teclado e localização de arquivos comuns aos usuários de Mac.

Prince of Persia no Boxer
Prince of Persia no Boxer

O programa é facílimo de ser usado e há um arquivo de ajuda em sua imagem de disco que explica como transformar os jogos em pacotes. Veja a dificuldade: selecione a pasta do jogo (por exemplo, SimCity) e abra suas informações com Command + I. No campo Nome e Extensão, simplesmente adicione .boxer ao final do nome e confirme. Pronto! É só clicar 2 vezes no pacote para ele ser aberto pelo Boxer.

Testei vários jogos (inclusive o clássico acima) e todos rodaram perfeitamente! Aliás, melhor do que eu podia esperar, já que todos produziram sons através da SoundBlaster emulada. Na época desses jogos, o máximo que eu tinha era o alto-falante do gabinete. Jogar Prince of Persia, Lemmings, Civilization, Indiana Jones and the Fate of Atlantis, SimCity e outros, depois de tanto tempo e em um Mac, é realmente muito bom. São jogos de um tempo muito, mas muito criativo, que compensava os gráficos e sons de baixa qualidade com muita inovação.

Quem joga, sabe: alguns games não morrem! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

T-Mobile solta primeira imagem promocional do G1

Próx. Post

“I’m a PC too”: adivinha quem?

Posts Relacionados