Comprando o iPhone 3G: A Saga

Colaboração especial por Bruno Carvalho.

Publicidade

Há uma semana, recebi uma ligação da Vivo com uma oferta do iPhone 3G e pedindo que eu comparecesse à sua loja na Savassi (em Belo Horizonte, MG) anteontem (sexta-feira, dia oficial de lançamento do produto no Brasil). Dito e feito: estava lá cedinho e… a Vivo simplesmente se recusou a me vender o aparelho!

Eu tinha dito que não era cliente, mas eles me informaram que eu havia sido “selecionado”, porque já fui, há um tempo, assinante da Telemig Celular. Cheguei na loja, pedi o aparelho, iria pagar em dinheiro, mas me disseram que só tinham aparelhos reservados. Ameacei ir ao PROCON, apresentei a minha OAB e disse que iria no Juizado Especial dali, mas mesmo assim se negaram.

Publicidade

Mantendo a calma, expliquei para a gerente que me ligaram, disse o nome da atendente, a hora da ligação, o plano ofertado (iPhone 90) etc. Disse-lhe ainda que, pelo CDC, a oferta obriga o proponente, mas ela insistiu que “não estava autorizada” a me vender. Falei que enviaria esse relato para o MacMagazine e para o Blog do iPhone — observei que ela anotou ambos os endereços num caderno!

Por despeito, fui na Claro logo em frente e saí com o aparelho em mãos. Fiz questão de passar na Vivo com a sacola dizendo “Eu escolhi a Claro. iPhone 3G.” Não assinei o plano iPhone porque este não tem franquia para ligar para outros celulares. Ao invés disso, optei por um plano 3G normal (que também dá desconto no aparelho) e acrescentei um pacote mensal de 2GB de dados, bem mais do que o plano 90 da Vivo (500MB). No final, acabei pagando quase o mesmo de mensalidade — R$139 (Claro), contra R$120 da Vivo.

Publicidade

É ridícula, essa decisão da Vivo. No pouco tempo que passei na loja, muitos clientes da própria operadora entraram, mas ainda assim se recusaram a vender o iPhone 3G, pois eles não eram os “abençoados”. Eu até preferia o plano da Vivo e acho que 2GB pode ser muito pro iPhone, mas o bom é que eu não fico preocupado com a utilização de dados. A rede 3G da Vivo também é pífia, pois foi lançada às pressas para o iPhone 3G (isso em BH, pelo menos). TIM e Claro têm redes 3G melhores e com maior cobertura.

Queria muito ter continuado na Oi, porque estou com eles há anos (desde a promoção de chip “31 Anos”), mas trata-se de uma empresa que não oferece boas soluções de serviços, além de voz e combos inúteis. A Oi só tem um plano 3G em BH (ao custo de R$99), com uma rede bastante limitada. No final, em termos de serviço 3G, a Claro é a líder. Cruzei a cidade e a rede estava lá; inclusive testei o GPS no caminho, funcionando perfeitamente ao longo de todo o trajeto, com o Google Maps ativo. Atenção: vi clientes reclamando dentro da loja que o GPS não estava funcionando. Segundo constatei, ele responde muito melhor ao ar livre e a precisão da localização é impressionante! Você anda apenas alguns metros e ele indica em tempo real no Maps. Portanto, saia de casa para testar o GPS.

Mas aconteceu algo ruim na Claro. Anteontem choveu horrores em BH e o sinal de celular para fazer ligações caiu e não voltou. Me ligaram da própria loja e disseram que todas as linhas novas ativadas ontem — de iPhones ou não — estavam com problemas. Meu celular recebe, mas não faz chamadas e pediram até as primeiras horas de hoje pra normalizar, pois os “engenheiros estavam trabalhando no problema”. Ainda assim, gostei do atendimento pós-venda. A atendente me deu o telefone próprio dela e eles me ligaram da loja, e não de um call center no Nordeste (como ocorre na Oi).

Publicidade

Fui louco de comprar o iPhone 3G no primeiro dia? Fui, mas, como disse, eu estava cansado de ficar preso numa operadora (Oi) que não tem soluções inteligentes de dados e, principalmente, não oferece o smartphone do momento. Meu iPhone 2G foi aposentado e vendido para o lance mais alto que me deram. Ah, solicitei o desbloqueio e prontamente atenderam! É um procedimento que leva em torno de cinco dias, pois vai ser gerada uma Ordem de Serviço e na semana que vem vão me ligar e me passar um código para eu digitar. O desbloqueio pela Claro, portanto, é realidade. Basta pedir.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…