iTunes com acessiblidade total para o deficiente visual

Mais uma vez, a Apple sai na frente e mostra preocupação com a inclusão social. Ela fechou um acordo com o estado de Massachussets e com a National Federation of the Blind (a Dorina Nowill deles) para ajudar na fabricação de material educacional na iTunes U, que será oferecido para estudantes portadores de deficiência visual.

Nesse acordo, a Apple se compromete a oferecer total acessibilidade para os cegos até 30 de dezembro no iTunes e, até 30 de junho de 2009, em toda a iTunes Store. A Maçã conta com a tecnologia VoiceOver — desenvolvida no Mac OS X Leopard — para tornar possível um usuário com deficiência visual fazer sua conta na iTunes, acessar o conteúdo da iTunes U (para quem não conhece: trata-se de um projeto da Apple que utiliza a estrutura da iTunes Store para distribuição gratuita de conteúdo educacional por universidades e grandes escolas), comprar álbuns e alugar filmes, tanto no PC como no Mac.

Antes desse acordo, a Apple já demonstrava preocupação com o público deficiente pois, além de oferecer o VoiceOver no sistema operacional, adicionou suporte a braille no Leopard e à reprodução com Closed Caption nos novos iPods e na Apple TV. Ela também dá suporte para legendas no material produzido para a iTunes.

Quanto ao iPod, o nano 4G já vem com a possibilidade de navegação com áudio e, além da alternativa de usar uma fonte maior, o novo hardware possibilita opções blind-friendly como: função de apenas balançar o iPod para mudar de música, novos headphones com microfone integrado (para receber comandos de voz do usuário) e com controles táteis no cabo.

O acordo inclui, além da acessibilidade, a doação de US$250 mil para o Massachussets Comission for the Blind, comissão voltada para assuntos dos deficientes visuais naquele estado norte-americano.

[Via: 9to5Mac.]

Posts relacionados

Comentários