De graça, até injeção na testa! X

É dia de devolver pro Universo o que recebemos nas semanas passadas. A seleção de músicas gratuitas oferecida pela iTunes Store não está das piores, mas certamente já viu dias mais verdes. Em termos de variedade, com certeza as três canções de hoje lideram (tem até um hip-hop que não é um desastre!), mas a qualidade geral não chega nem aos pés das maravilhas das duas semanas passadas. Sua experiência pode variar, contudo. Vamos às canções? 🙂

Toda semana encontramos uma faixa de um artista ou banda de que gostamos e a trazemos até você, gratuitamente, como nosso Single of the Week. Não há como Synth-pop aparecer num pacote melhor do que o oferecido pela dupla sueca conhecida como The Tough Alliance. De olhos brilhantes e brincalhona, “Neo Violence” é uma canção indie pop perfeitamente vestida com neon, ondas de house borbulhante e uma produção vagamente (e adequadamente) antiquada.

Será um sinal de que os anos 80 não acabaram?… Eis que, mais uma vez, temos uma faixa trazida pela iTS que lembra este período trágico marcante da moda/música/cultura. “Neo Violence” (link para a iTunes) não é ruim, mas deixa a desejar. Seu clima notavelmente nostálgico combina com uma pista de dança, as batidas são animadas e a letra é acéfala o suficiente para parecer inteligente. Eu achava que versos como “dance com o Tchan!” ou “rebole com Calypso” fossem endêmicos do Brasil, mas acho que me enganei… De qualquer forma, é uma ótima pedida para quem curtiu — ou ainda curte — o estilo 80’s com uma pitada de crítica social. Dica: se você quer mergulhar de cabeça na Máquina do Tempo, veja o vídeo no YouTube! IMHO: 2/5 Só para momentos dançantes.

Nosso Discovery Download põe em foco um gênero diferente a cada semana, oferecendo gratuitamente uma faixa que julgamos merecer sua atenção. Este trio australiano toca um tipo ardente de música de raiz inspirada em blues e que faz o gênero parecer tão vivo quanto estava há tantos anos, nas entroncamentos das estradas. “You Gotta Go” é um balanço cheio de fluidez até o gargalo, tirado de seu álbum auto-intitulado, Chase the Sun.

Ante de mais nada, duas notas. 1. Como conseguiram colocar a capa do álbum deles na loja, com dois mamilos à mostra? Cadê o moralismo norte-americano? 😛 2. Êta, comentário impossível de traduzir, o do pessoal da iTS! Se alguém souber de traduções alternativas, eu aceito ajuda! 🙁 Bem, vamos à música: se você for como eu e raramente funcionar num ritmo de molusco gastrópodo, então “You Gotta Go” não fará a menor falta. Lógico, todos temos momentos mellow em que só se quer deitar e aproveitar um instante de tranqüilidade, finalidade para a qual o Discovery Download desta semana é indicadíssimo. Se sua freqüência é alta, porém, passe longe: contra-indicado para academias e festas badaladas. IMHO: 2/5 Ótimo para cruzar a Rota 66 o Planalto Central numa tarde quente.

Toda semana encontramos uma faixa de um artista ou banda que está na crista do sucesso e a trazemos até você, gratuitamente, como nossa Canción de la Semana. O rapper de Cypress Hill conhecido por usar jargões latinos restringe-se ao inglês em “Fumble”, uma canção séria sobre derrotas e redenção. O ritmo rude de Sen Dog pode desarmar ouvintes ao irromper como uma batida industrial temperada com scratches de DJ e pianos, mas sua marca vocal entremea o refrão e lhe dá aquela energia de Cypress Hill.

O que isto está fazendo como Canción de la Semana? Nada de ritmos latinos, nada de letras latinas, nada que nem ao menos chegue perto de lembrar alguma coisa em espanhol ou o sacudir de uma maraca. Isso lá é latino? A Thalia e a J-Lo são latinas! Até a SHAKIRA é mais latina que Sen Dog, e olha que agora ela é loira!! Apesar de parecer um terrível erro de alguém lá na iTS, “Fumble” (link para a iTunes) não é nada ruim, prum hip-hop: ouvi-la me fez pensar automaticamente em Need for Speed: Most Wanted e suas perseguições frenéticas. Esta faixa contém ritmo, progressão, variedade e intensidade bem aceitáveis: estou certo de que quem gosta do estilo vai adorar. Ora, se até eu gostei! Ponto negativo: associar cães com comportamento badass é tão anos 90! As pessoas deviam parar com isso, agora que estamos no século XXI… IMHO: 3/5 Todo o lance de parecer durão me escapa completamente, mas é uma música legal.

Agora que recebemos nossa carga cármica, esperemos que a semana que vem traga melhores frutos (alguma chance de Little Jackie voltar?… *suspiro* sonhar não custa nada). Até lá! 🙂

Caso você ainda não seja cadastrado na iTS americana, recomendo a leitura deste post.

Posts relacionados

Comentários