O melhor pedaço da Maçã.

Nokia anuncia “Tube” 5800 XpressMusic e serviço Comes With Music

Sabíamos que seria em outubro, mas não que seria tão cedo! Depois de elogiar o iPhone, a Nokia acaba de anunciar sua resposta à Apple: 5800 XpressMusic (aka Tube), o primeiro de uma série de aparelhos a trazer a última versão do seu sistema operacional Symbian, a S60 5th Edition ou simplesmente “S60 Touch”.

Publicidade

O aparelho será oferecido em três versões: quad-band GSM com WCDMA 850/1900, quad-band GSM com WCDMA 900/2100 e quad-band GSM sem 3G.

Ele possui Wi-Fi e A-GPS embutidos, um display touch-screen de 3,2 polegadas (640×360 pixels de resolução, com 16 milhões de cores e feedback tátil), bateria mAh 1320 e uma câmera de 3,2 megapixels com lentes de auto-foco Carl Zeiss (mais uma frontal, VGA), flash LED dual e suporte a captura de vídeos com até 30 quadros por segundo.

Além disso, acompanha Bluetooth 2.0 com A2DP, uma porta microUSB 2.0, slot microSD compatível com cartões de até 16GB (vem com 8GB, originalmente), alto-falantes estéreo (mais entrada de 3,5 milímetros para fones de ouvido), sensor de proximidade (para economizar bateria e evitar toques acidentais, tal como o iPhone), uma nova interface com barra de mídias (sempre acessível via um botão sensível ao toque acima da tela) e estará disponível nas cores preta, vermelha e azul.

Publicidade

O aparelho mede 11,1×5,17×1,55 centímetros, pesa 109 gramas e pode ser controlado tanto com os dedos quanto por uma stylus.

O Nokia 5800 XpressMusic custará US$389 e chegará ao mercado até o final deste ano, mas uma versão um pouco mais cara virá junto com o serviço Comes With Music, a partir de 2009. Este, é claro, estará disponível também para outros aparelhos, principalmente os focados em música. Até mesmo o famoso N95 de 8GB ganhará uma versão adaptada em breve.

De acordo com a companhia, contratos para seu serviço foram assinados com as quatro grandes gravadoras musicais (Sony BMG, Warner Music Group, Universal Music Group e agora a EMI, que ainda era uma incerteza) e ele também oferecerá, é claro, trabalhos de artistas independentes. Como informamos anteriormente, o pontapé inicial será dado no Reino Unido no próximo dia 16, mas os Estados Unidos e o Brasil, por exemplo, já estão nos planos para o ano que vem.

As faixas distribuídas pelo Comes With Music serão protegidas por DRM e só poderão ser registradas em dois dispositivos (o telefone e um computador). A limitação compensa o fato de que usuários terão acesso ilimitado a todo o catálogo de músicas da loja por um ano. O custo inicial será de 130 libras esterlinas, que acompanha o aparelho Nokia 5310 XpressMusic (disponível em oito cores).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: time-lapse da homepage do Google

Próx. Post

Flickr lança versão otimizada para iPhones e iPods touch

Posts Relacionados