Uma empresa chamada Innovate Media processou a Apple na semana passada, alegando uma potencial infração no uso do nome “iAd” como marca registrada para a sua rede/plataforma de publicidade móvel. O nome coincide com uma tecnologia de distribuição de vídeos lançada em 2006, denominada Innovate Ads (ou “iAds”).
A empresa que iniciou o processo fez referência ao fato de que a Apple também defende vigorosamente suas marcas e produtos, desencadeando investigações como a que está em andamento com relação ao protótipo do iPhone de quarta geração encontrado pelo Gizmodo. Ela chegou a alertar a Apple (e o seu CEO, Steve Jobs) e a Quattro Wireless usando o contatos que possui, mas não recebeu respostas até o final do mês passado.
No processo, ficou esclarecido que a concessão do nome “iAd” para a Apple pode ser prejudicial aos negócios da Innovate Media, de forma que ela protegerá a posse de sua marca e tentará fazer com que a justiça ordene o pagamento de indenizações por parte da Apple. No caso do nome “iPad” para a sua tablet, a firma de Cupertino pagou à Fujitsu para regularizar uma situação similar a essa, então é provável que a nova disputa também acabe em um acordo.
[via AppleInsider]