O melhor pedaço da Maçã.

Bom dia! Você ganhou uma hora! [atualizado]

Quem acordou hoje e olhou para o relógio do computador, deve ter tomado um susto. Alguns — como um amigo meu, que diz estar morrendo de fome porque “já são” 14h30 — acharam estranho, mas acreditaram na indicação, que está uma hora adiantada de forma precipitada. O pessoal já está discutindo o caso no nosso FÓRUM.

Publicidade

Ocorre que o horário de verão deste ano estava marcado para começar na virada de ontem para hoje, mas acabou sendo adiado uma semana. A Microsoft, sabendo disso, liberou um patch para o Windows com bastante antecedência (bela jogada), mas o Mac OS X, que baseia-se no servidor de horas da própria Apple, ainda não “foi informado” da mudança.

O leitor Carlindo Costa inclusive havia nos informado há alguns dias que um velho bug do iCal (que, absurdamente, também afeta o calendário do MobileMe) persiste e mostra dois dias repetidos na virada para o horário de verão — isso porque o sistema se confunde no momento em que o horário é adiantado e considera que a primeira hora do dia ainda é do dia anterior (sim, eu também demorei pra entender):

Aqui eu resolvi o bug facilmente, mudando o fuso horário de São Paulo para Recife (que, como Salvador, está fora do horário de verão, de qualquer jeito), mas o Emerson, lá no FÓRUM, sugere a utilização dos servidores de horário oficiais do NTP.br. Não contem com uma atualização oficial da Apple para o problema; eles com certeza preferem simplesmente aguardar mais uma semana.

Atualização (12/10/08 às 20:55): a idéia de mudar o servidor de horário, de fato, não funciona. A questão é que eles simplesmente informam a hora UTC (aka Greenwich ou GMT), o bug do horário de verão está no próprio Mac OS X. Bleh.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A guerra dos Pingüins

Próx. Post

Joy of Tech: controle de missão de evento da Apple

Posts Relacionados