O melhor pedaço da Maçã.

Mac OS X Snow Leopard incluirá Finder reescrito em Cocoa; confira novidades sobre outras tecnologias

Aplicativo mais antigo do sistema operacional da Apple, o Finder é o único totalmente escrito em Carbon desde a introdução do Mac OS X, em 2000. Para os que não sabem, Carbon é um dos frameworks que compõem a sua arquitetura desde o início, por facilitar a migração de aplicativos e tecnologias desenvolvidas nas versões anteriores à 10.0 do Mac OS.

Publicidade

Segundo o AppleInsider, desenvolvedores que estão fazendo testes com o Snow Leopard relataram que ele será totalmente reescrito em Cocoa, que é o framework nativo do sistema, orientado a objetos.

Ainda não se sabe ao certo o quanto isso será importante, mas fortalece o rumor de que Snow Leopard poderá ser a primeira versão do sistema “totalmente Cocoa”, já que outros aplicativos do sistema parcialmente escritos em Carbon na atual versão do Mac OS X estão sendo totalmente reescritos.

Publicidade

Por enquanto, é inviável dizer que a Apple removerá o ambiente Carbon nessa nova versão. Muitos aplicativos são escritos com elementos dessa interface, e para isso ser feito seria necessária uma migração cautelosa, que com certeza levaria um certo tempo.

Além disso, o suporte ao Microsoft Exchange 2007 ainda está em progresso, e a Apple está pedindo aos desenvolvedores que foquem seus testes em algumas funcionalidades, como agendar eventos no novo iCal, gerenciar contatos na nova Agenda e também na configuração automática de contas Exchange no novo Mail.

Outra nova funcionalidade esperada no Mac OS X Snow Leopard é uma terceira opção de instalação baseada em imagem de disco, chamada ImageBoot. Ela seria capaz de gerar uma série de imagens de disco em uma segunda partição do disco rígido de um Mac ou em segundo HD, onde cada uma poderia conter um sistema operacional diferente com as suas respectivas configurações.

Isso permitirá que sejam configurados múltiplos ambientes de teste em um mesmo Mac, sem a necessidade de se criar várias partições em um mesmo disco rígido. Esse recurso é baseado em uma tecnologia existente da Apple, chamada NetBoot, que habilita um Mac a carregar o sistema operacional de um disco situado em outro local de rede.

É esperado que alguns desenvolvedores recebam um novo build do Mac OS X Snow Leopard neste final de semana, contendo todas essas novas funcionalidades.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CCE Info também entra na brincadeira de desktops tudo-em-um à la iMac

Próx. Post

Começam a aparecer os primeiros benchmarks comparando os MacBooks de 2008

Posts Relacionados