O melhor pedaço da Maçã.

Lições de design para empresas, por Robert Brunner

Robert Brunner, o antecessor de Jony Ive na Apple, lançou Do You Matter? How great design will make people love your company, livro sobre a autenticidade do design e o valor agregado pelo público às empresas por meio dele. A partir de um ponto de vista mais corporativo, Brunner e seu colega, Stewart Emery, abordam o tema enfatizando o papel do usuário/consumidor para o desenvolvimento do design de um novo produto, remetendo ao encantamento e apego que empresas como a Apple causam em seu público.

Publicidade

Os autores mostram um panorama de como a indústria se preocupa com o design, citando a Maçã como exemplo supremo e também colegas como BMW e Ikea, e argumentam sobre a importância e a dificuldade de aplicar autenticidade, refinamento e simplicidade que, justamente por serem dotados dessas qualidades, são os mais difíceis de serem compreendidos e alcançados — vide Microsoft, na maioria de seus produtos.

Tal fascínio é possível não só através de uma densa pesquisa a respeito dos consumidores, mas centrando o design como o ideal da empresa, aplicado a todas as áreas — o produto em si, a embalagem, o site, o ponto de venda, o marketing, a produção, enfim todos os fatores fundamentais a uma boa percepção e relação do cliente com a empresa/produto. Nem preciso dizer que o foco não é na aparência, somente, mas sim em sua funcionalidade. Afinal, de nada adianta um produto bonitinho, mas ordinário, não é?

Sai por pouco mais de US$16, na Amazon.

[Dica do Joel Cipriano, obrigada!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google implementa menu com respostas prontas no Gmail Labs

Próx. Post

“Bake Sale” é mais um anúncio da Apple atacando a campanha da Microsoft

Posts Relacionados