O melhor pedaço da Maçã.

Especialista em crises acredita que Apple merece um “C” pela performance durante “Antennagate”

Executivos da Apple com iPhones 4

Especialistas em crises já opinaram (e erraram) ao dizer que um recall do iPhone 4 seria “inevitável”, contudo a Apple contrariou as expectativas e procurou resolver o problema sem tomar tal medida. O que um especialista em crises teria a dizer sobre como as coisas acabaram?

Publicidade

Executivos da Apple com iPhones 4

Teste: como segurar um iPhone 4? Bob Mansfield tirou 10.

“Na prova final, eu daria à Apple um ‘B+’ ou um ‘A-‘, mas na média do semestre ela ficaria só com um ‘C'”, foi o que disse Patrick Kerley, estrategista digital sênior na Levick Strategic Communications, uma empresa especializada em sinucas de bico corporativas. O grande erro da Maçã teria sido o tempo que ela levou para dar uma resposta oficial ao assunto.

Kerley comparou a qualidade da resposta da Apple às atitudes tomadas pela Johnson & Johnson na época de um incidente envolvendo o analgésico Tylenol, que fez a indústria farmacêutica repensar a forma de embalar remédios. Contudo, “não é toda empresa que pode esperar semanas para responder”. A demora, no caso da Apple, gerou um vácuo de notícias que logo foi preenchido pela Consumer Reports, fazendo o caso explodir até na mídia não-especializada.

Publicidade

Mudar de posicionamento frivolamente também não ajudou, na opinião do especialista: primeiro, a recomendação era segurar o iPhone 4 de outra forma ou comprar uma case (algo considerado insultante por vários consumidores, e com razão); uma semana depois, a Apple alegou estar surpresa ao encontrar um erro ancestral no algoritmo de cálculo das barras de sinal. Para Kerley, o mais adequado teria sido simplesmente reconhecer a existência do problema e declarar que se está trabalhando no caso.

Publicidade

Há quem ache que o atraso na resposta foi justificável. Michael McGuire, da Gartner Research, acredita que reagir rápido demais poderia agravar mais ainda a situação (como se algo pudesse ser pior que o “segure de outra forma”, heh). Para McGuire, era preciso coletar dados precisos para rebater os testes amadores feitos por blogueiros em toda parte, algo que leva tempo.

Eu acredito que a coletiva de sexta-feira mereceu uma nota 8,5 (Jobs não estava bem ensaiado, mas merece um extra por declarar amor incondicional aos consumidores), só que os ZEROS pela primeira resposta e pela história das barras de sinal certamente puxaram a média pra bem menos que isso. No fim das contas, eu daria um 6 — o bastante pra passar numa recuperação.

Que nota você daria para a Apple, pela forma como ela lidou com o “Antennagate”?

[via Computerworld]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter ganhará em breve “o cliente mais sensacional que você já viu”

Próx. Post

Desenvolvedores do iOS agora só podem postar novos apps via Application Loader

Posts Relacionados