Cobertura do MacMagazine no InterCon 2008

Ocorreu ontem no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o InterCon 2008, grande evento de inovação digital e desenvolvimento para a web promovido pela iMasters. O MacMagazine compareceu em peso e, por isso mesmo, ontem ficamos sem muitos artigos por aqui — depois de bastante tempo em que conseguimos manter um ritmo super forte de atualizações diárias, sem paradas. Além de mim, estavam lá também o Silvio e a Lari — oportunidade na qual também os conheci pessoalmente.

InterCon 2008

Para a edição deste evento, a iMasters resolveu propor algumas revoluções. A principal delas foi o fato de que dois eventos paralelos ocorreram no auditório principal: a programação tradicional do InterCon, com palestras e painéis de uma hora de duração; e o Fast Forward ’08, uma série de palestras rápidas com profissionais que são referência em inovação no Brasil. A idéia foi muito boa e — acredita-se — lançou um modelo nunca antes realizado no Brasil. Todavia, problemas técnicos atrasaram apresentações e causaram interferências nos discursos dos palestrantes em algumas ocasiões.

InterCon 2008

Do lado de fora do auditório principal, duas oficinas técnicas, mais avançadas, também aconteciam simultaneamente. Os programadores tiveram à disposição palestras avançadas — com completa interação com o palestrante — na Oficina de Programação; já os criativos se reuniram para discutir técnicas de Photoshop e manipulação de imagens na Oficina de Photoshop. Cada um escolhia a programação que preferisse durante todo o dia, é claro.

InterCon 2008

O evento foi apresentado por Fabio Seixas — sócio-criador do Camiseteria — e Luli Radfahrer — professor-doutor da USP —, e reuniu cerca de 850 profissionais de internet. Só para terem uma idéia, as inscrições esgotaram-se mais de um mês antes do evento. As oficinas técnicas foram comandadas por Fábio Lody e Paulino Michelazzo.

Logo antes do almoço, o grupo de humor Deznecessários ainda realizou um compacto (porém, muito legal) espetáculo para os participantes do InterCon 2008, com altos e baixos (talvez exageraram um pouco na baixaria), mas um somatório que acabou proporcionando um momento de quebra bem bacana para todos.

InterCon 2008

Ironia gold: apesar de oferecerem conexão Wi-Fi para todos os participantes do evento, a coisa simplesmente não funcionou. Durante todo o dia, consegui navegar um pouco aqui e ali, mas ela caía constantemente e estava absurdamente lenta. Não mensuraram bem a demanda da coisa e, de fato, mais uma revolução ocorreu: um evento sobre internet totalmente offline. Sorte dos que estavam com seus modenzinhos 3G por lá.

Sem sombra de dúvidas, posso afirmar que o conjunto de palestras do FF ’08 foi o que fez o evento valer bastante a pena. O time foi formado pelo Ariel Alexandre, criador e diretor de tecnologia do Videolog; Cris Dias, criador da Vilago; Daniel Heise, sócio-criador da Direct Talk e diversas outras iniciativas; Frederick van Amstel, fundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação; Marco Gomes, criador do boo-box; e o Manoel Lemos, criador do BlogBlogs.

Pra finalizar o evento, o grupo Fat5 — formado pelo Mentor Muniz Neto, vice-presidente de criação da Bullet; Jean Boëchat, diretor de criação da JWT; Ricardo Cavallini, consultor; Ken Fujioka, diretor de planejamento da JWT; e Patrice Lamiral, diretor de planejamento da RMG Connect — foi ao palco, imensamente prejudicado pelos atrasos do resto do dia.

InterCon 2008

A apresentação foi corrida, algumas partes tiveram que ser puladas e, com cerca de 40 minutos de palestra (estavam programados 90), eles quase que foram tirados a força de lá de cima pela organização do evento, que tinha que liberar o teatro — provavelmente, para uma peça noturna. Não deixaram nem mesmo eles passarem um vídeo final de despedida, pegou mal.

Confira a vinheta dos caras, especialmente criada pela Colméia:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ylYz0RFoq14[/youtube]

Agradeço em especial ao Tiago Baeta pelo convite cedido para minha participação e o parabenizo — junto com o resto da equipe de organização iMasters — pelo excelente evento, mesmo com os contratempos supracitados. Que venha a edição de 2009 e promova ainda mais revoluções do que a edição deste ano! Espero poder estar lá novamente.

Confira o resto das fotos do InterCon 2008 no meu Flickr.

Posts relacionados

Comentários