O melhor pedaço da Maçã.

Blog lista os 50 melhores exemplos de redesign

O Function, blog com várias dicas sobre webdesign, montou uma lista com as que seriam as 50 melhores recauchutadas em termos de design. O autor relata que as posições no ranking são mera formalidade — não uma ordem de preferência — e que nelas vale de tudo: símbolo, logotipo, website, embalagem, videogame, computador, carro, estádio e até Os Simpsons — sim, temos que admitir que o Matt Groening deu uma bela melhorada na família, se compararmos com o primeiro esboço.

Publicidade

Mas, voltando aos exemplos tech, a Apple aparece em 34º lugar, com o redesign constante do iPod, e em 49º lugar com os novos MacBooks Pro que, mesmo tendo causado alguma polêmica quanto a suas modificações, ficaram bonitões.

A AT&T Inc. aparece como number one da lista. O símbolo e logotipo parecem mais modernos com o uso de fonte mais leve e visual 3D — mesmo que tenha ficado muito bom, não sei se deveria figurar em primeiro lugar. Pessoalmente, os redesigns mais radicais e interessantes da lista foram o do Firefox e da Amazon, respectivamente na 13º e 47º posição. O Firefox, antes com símbolo primário, ganhou ar muito mais profissional depois do extreme make-over:

Logos do Firefox

Já o da Amazon mudou completamente a sua linguagem, de um símbolo genérico para um logotipo mais moderno e impactante que, em conjunto com a flecha amarela, inspira muito mais confiança, eficiência e agilidade:

Logos da Amazon

É interessante notar que as mesmas “regras” foram aplicadas à maior parte das “recauchutadas”: fontes sem serifas, com caracteres visualmente mais simples, marcantes e modernosos — como é o caso do novo do Discovery Channel:

Logos do Discovery Channel

Alguns símbolos aparecem com cores chapadas para um visual mais limpo; já outros, como o da rede de hotéis Holiday Inn — que também ganhou um logotipo mais gracioso —, possuem efeitos visuais que dão a sensação de volume:

Logos do Holiday Inn

Entre os websites, boa parte ganhou uma nova roupinha à lá web 2.0, com visual mais bonito, leve e funcional. Nessa categoria, a melhor transformação foi a do site do Obama — candidato à presidência norte-americana —, remodelado em grande estilo e com visual elegante. Há também comparações entre a versão nova e a antiga do Ford Fiesta (uau! acho que não o veremos em terras brazucas tão cedo), do Xbox e do Wembley Stadium, que perdeu o british old style em nome de algo mais moderno.

Veja a lista completa e outros artigos interessantes sobre webdesign aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Cloud computing” do mal

Próx. Post

KDE, chama o jurídico: o Ballmer tá de olho…

Posts Relacionados