Google pode estar planejando a abertura de uma loja de livros digitais

A loja de livros pode vir para ficar no lugar do Google Book Search, que oferece apenas uma previsão das publicações

O Google pode estar planejando a abertura de uma loja de livros online, de forma semelhante à iTunes Store, segundo o Silicon Alley Insider. Ela seria parte de um negócio de US$125 milhões com cinco grandes editoras, onde 37% do lucro ficará com a gigante de buscas.

A loja de livros pode vir para ficar no lugar do Google Book Search
A loja de livros pode vir para ficar no lugar do Google Book Search, que oferece apenas uma previsão das publicações

Inicialmente, a loja funcionaria apenas dentro do mercado norte-americano e apenas venderia acesso online a livros protegidos por direitos autorais. Bibliotecas teriam acesso a todo o conteúdo gratuitamente, enquanto estudantes poderiam se inscrever de forma especial.

Não se sabe ainda se o Google disponibilizará títulos para compra em versão impressa, nem se o cliente poderá baixá-los ou imprimi-los por conta própria. Além disso, o formato a ser adotado pelo Google em sua loja também é uma incógnita; ele poderia oferecê-los em um formato semelhante ao dos previews do Google Book Search, ou em formato PDF nativo.

Essa novidade da gigante de buscas vem para concorrer diretamente com a Amazon em venda de livros. O problema é que ela só faturou cerca de 30% do que investiu nessa área. Será que, com o Google, esse negócio também vai para frente?

Posts relacionados

Comentários