Mandriva Conectiva confunde o português com Lorem Ipsum

Navegando por aí, em busca de uma distro Linux com o KDE 4.1 para montar uma máquina virtual, cheguei à página da Mandriva Conectiva. A homepage — sem muitos atrativos, diga-se de passagem — informa ao internauta (em português) ser esta empresa “a subsidiária brasileira da Mandriva, desenvolvedora e distribuidora do sistema operacional Mandriva Linux”.

Pois bem, lá fui eu providenciar o download do sistema operacional. Cliquei no atalho devido e fui direcionado para a tela abaixo:

Neste momento, tive uma certa sensação de estranhamento, pois a página de download tem o inglês como língua padrão, mas, até aí, tudo bem. Ao notar o botão Language, no canto superior direito, selecionei a opção “Português” e, aí sim, a coisa ficou interessante.

Assim que a página carregou, deparei-me com a seguinte imagem:

Tudo bem, português é uma língua latina, mas isso é demais!

A primeira diferença: na página em inglês, é possível escolher entre a versão em KDE ou GNOME do Mandriva Linux One 2009. Na página em português, essa opção não existe: o produto disponível é o Mandriva One 2007 Spring e, pior ainda, onde deveria haver uma lista com instruções ou coisas assim — em português fluente — há o velho e bom Lorem Ipsum.

O Lorem Ipsum (também conhecido como Lipsum) não é simplesmente um texto aleatório qualquer, como poderíamos supor a princípio. Ele tem raízes numa peça clássica da literatura latina de 45 A.C., fazendo com que este famoso texto tenha mais de 2.000 anos de idade. É um texto falso usado pela indústria de design, propaganda e impressão em layout desde 1500.

O motivo do uso de Lipsum é que ele possui mais ou menos a distribuição de letras necessárias para o preenchimento dos espaços que serão ocupados pelo texto final. Muitos pacotes de desktop publishing e editores de web pages atualmente usam Lipsum como modelo de preenchimento de textos e um busca por “lorem ipsum” em uma ferramenta como o Google ajuda muitos web sites ainda em construção.

A Mandriva poderia ter caprichado um pouquinho mais e substituído o seu estudo de design por um texto real. Se você quiser copiar o exemplo e criar o seu próprio Lorem Ipsum, basta clicar aqui.

Posts relacionados

Comentários