O melhor pedaço da Maçã.

Adobe firma parceria com ARM para lançar Flash Player e AIR em dispositivos móveis

Ícones do Adobe Flash Player e AIR

A Adobe anunciou hoje que está trabalhando com a ARM para habilitar suporte ao Flash Player 10 e aplicativos AIR em seus processadores, expandindo o alcance da plataforma para centenas de milhões de telefones celulares, set-top boxes, TVs, sistemas automotivos multimídia, PMPs e aparelhos de computação móvel em geral — até então limitados ao Flash Lite.

Publicidade

A otimização conjunta de tecnologias visa o ARMv6 e o ARMv7, utilizados nas linhas de processadores ARM11 (do iPhone) e Cortex-A — ambos com previsão de disponibilidade para a segunda metade de 2009. De acordo com um porta-voz da companhia, aparelhos com clock de pelo menos 200MHz e cerca de 16MB de RAM — com um bom navegador, é claro — poderão renderizar conteúdos em Flash sem problemas.

Esta parceria iniciou-se no Open Screen Project, uma iniciativa patrocinada pela Adobe que visa estender o alcance do Flash Player e do AIR através de um ambiente de execução consistente. Ela pretende resolver os problemas e desafios da navegação moderna pela Web, removendo barreiras para publicação de conteúdos e aplicativos através de qualquer tipo de tela. O Flash Player, inclusive, será disponibilizado livre de royalties para todos os participantes do projeto.

Publicidade

Com este anúncio, produtos como a plataforma Tegra (baseada em chips ARM), da NVIDIA, tornam-se muito mais interessantes. Outras companhias que já fabricam produtos baseados em processadores ARM incluem Samsung, Broadcom, Freescale, Samsung e Texas Instruments. Nenhuma menção foi feita em relação a Apple, mas as novidades relacionam-se bastante às tecnologias utilizadas no iPhone. O smartphone da Maçã utiliza hoje um processador ARM 1176 da Samsung e depende do OpenGL ES 2.0 para a aceleração dos seus efeitos visuais.

Recentemente, a Adobe afirmou que só depende da Apple para lançar o Flash Player para o iPhone.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fones de ouvido de iPhones (com microfone integrado) também funcionam em MacBooks

Próx. Post

Campanha “Pense. New Fit.” traz versão de site otimizada para iPhones e iPods touch

Posts Relacionados