As razões pelas quais desenvolvedores aos poucos estão migrando para o mundo Mac

O repórter Peter Wayner da InfoWorld publicou hoje um artigo bastante interessante, comentando e listando aspectos que estão fazendo com que mais e mais desenvolvedores/programadores migrem para a plataforma Mac. Com tamanha flexibilidade e opções de virtualização, não é supresa o descobrimento dessa tendência.

Além de possibilitar a instalação/execução do Windows e Linux ao lado do Mac OS X, a plataforma da Maçã é ótima para quem trabalha com tudo relacionado a Java — incluindo os kits de desenvolvimento (SDKs) do Google Android e do RIM BlackBerry. Isso significa que, rodando o SO da Apple, os desenvolvedores podem testar suas criações em quase todo tipo de ambiente possível, em uma única máquina.

Outra razão para isso tudo é o quanto o Mac OS X lembra o BSD, debaixo de toda a linda interface adicionada pela Apple. Com sua base Unix, o Mac OS X aproxima-se bastante do ambiente da Sun Microsystems, tornando a migração muito mais simples para os desenvolvedores.

No outro lado da moeda, como sempre, ele cita os preços dos computadores da Apple e o quanto o seu sistema operacional é fechado — diante do controle que a Maçã insiste em impor sobre o que pode ou não pode rodar sobre os seus softwares. Jason Fried, co-fundador da 37signals, porém, resume muito bem tudo isso: “Quando você trabalha em algo maravilhoso, você tende a criar coisas ainda melhores.”

Posts relacionados

Comentários