O melhor pedaço da Maçã.

ST-Ericsson e ARM demonstram primeira tecnologia de chips multi-core para dispositivos móveis

A ST-Ericsson e a ARM anunciaram hoje que demonstrarão neste GSMA Mobile World Congress 2009, em Barcelona, a primeira plataforma móvel Symmetric Multi Processing (SMP), viabilizando a chegada de chips multi-core em dispositivos portáteis. Serão os primeiros de 32 nanômetros da ARM para smartphones e netbooks.

Publicidade

A revolução é baseada no processador de múltiplos núcleos Cortex-A9, da ARM, que representa um salto gigantesco de outras gerações de arquiteturas de processadores para basebands/aplicações, proporcionando assim níveis de performance e eficiência de força nunca antes registrados.

ARM Cortex-A9 MP Core

Um modelo de demonstração será apresentado em evento privado pela ST-Ericsson, rodando, na ocasião, o Symbian OS. De acordo com um representante da empresa, o uso de processadores multi-core aprimorará a performance real-time em aparelhos móveis, visando a uma experiência do usuário bastante melhorada.

A grande questão é que o mesmo processador Cortex-A9 poderá ser usado como CPU na próxima geração do iPhone. Já até falamos aqui da possibilidade de o aparelho vir com um chip de quatro núcleos; agora, resta saber se a ARM conseguirá aprontar os processadores a tempo, visto que a programação inicial era de um lançamento para o final de 2009, talvez somente início de 2010. A Apple tem investido pesado em design e desenvolvimento de chips ARM, desde que adquiriu a PA Semi.

Publicidade

Na mesma ocasião, a ARM falou sobre uma tecnologia de processadores de baixo custo prevista para 2011, de codinome “Sparrow”. Ele compartilha do mesmo conjunto de instruções do atual Cortex-A8, o chip utilizado no Palm Pre. Com um poder semelhante ao do chip ARM11 (usado no iPhone e em outros smartphones), seu maior diferencial é poder ser usado em configurações multi-core, para multiplicar performance.

“Quando aparelhos com o Sparrow começarem a aparecer em 2011, o A8 e até mesmo os chips A9 — mais poderosos — já estarão bastante disseminados”, disse Laurence Bryant, gerente de marketing do segmento móvel da ARM.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google lançará HTC Magic com Android amanhã pela Vodafone

Próx. Post

Are My Sites Up? te avisa quando sites estão fora do ar

Posts Relacionados