O melhor pedaço da Maçã.

NeXT Cube: ainda em funcionamento após 17 longos anos

A Alfred.TV publicou na semana passada um vídeo (gigante: 53 minutos!) com um NeXT Cube completamente em funcionamento. O modelo foi produzido em novembro de 1991 — uma maquininha de 17 anos totalmente funcional!

Publicidade

Para quem não sabe muito da história da NeXT, ela foi a empresa fundada por Steve Jobs logo após sua demissão da Apple. A NeXT, assim como a Maçã, criava não só o hardware, mas também o sistema operacional, o NeXTstep OS — que anos mais tarde, após a compra da empresa pela Apple, viria a se tornar o Mac OS X e a suíte de desenvolvimento Cocoa. Foi no NeXTstep OS que surgiram algumas das novidades introduzidas posteriormente no Mac OS X, como o Dock e outras “debaixo do capô”, não tão visíveis assim. É só dar uma olhada no vídeo que você verá várias semelhanças:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uXHFfc3btCI[/youtube]

Só mais algumas curiosidades: a case dessa máquina (e de todos os NeXTs) é feita de magnésio, para diminuir o peso e dar uma maior durabilidade. Esta máquina, especificamente, recebeu um mod para funcionar com um drive de disquete externo da Apple (aos 47″ do vídeo). O NeXT Cube foi até eleito um dos 10 computadores mais bonitos da história.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Eltima Software lança Folx, novo gerenciador de downloads gratuito para o Mac OS X

Próx. Post

Math Zombie: joguinho para iPhones/iPods touch criado por brazuca ganha versão gratuita

Posts Relacionados