A Apple anunciou dois novos modelos de fones de ouvido durante o evento “Let’s Rock”, que ocorreu em setembro deste ano. Os novos fones eram os In-Ear Headphones (intra-auriculares) e um novo modelo do Apple Earphones, que passaria a acompanhar funcionar com os novos iPods então anunciados — ambos contariam com uma nova barra de controle com botões para tocar, parar e controlar o volume e um microfone para gravação de voz.
Os novos In-Ear Headphones (US$79) são considerados pela Maçã como fones premium, pois além de possuírem as “borrachinhas” que isolam o som externo, cada auricular conta com seu próprio tweeter (para os agudos) e um woofer (para os graves). Além disso, são capazes de concorrer com modelos dual driver de outras marcas — e que normalmente custam o triplo ou quádruplo do preço.
Inicialmente, este novo fone era esperado para outubro (data anunciada durante a keynote), mas em novembro, ainda não havia nenhuma previsão de disponibilidade. Pois quem estava esperando ansioso pelos novos In-Ear Headphones já pode ficar feliz (ou não): a Apple já liberou para compra em sua Online Store os novos fones intra-auriculares. O único problema ainda é o prazo de entrega: de 7 a 10 dias úteis… No limite para aproveitar as vendas de final de ano.
O MacBlogz resolveu investigar o porquê de tanta demora por parte da Apple para começar a vendê-los. Segundo “fontes confiáveis”, Steve Jobs teria ordenado que “os novos fones de ouvidos deveriam superar o som e a qualidade de fabricação de todos os outros modelos intra-auriculares de alta performance”. Como essa ordem não teria sido alcançada, os engenheiros da Apple tiveram que revisar o design do produto, o que obrigou os fabricantes asiáticos a fazerem ajustes em seus processos de fabricação e, consequentemente, prolongar o prazo de entrega inicialmente estipulado.