O melhor pedaço da Maçã.

Firefox ganha opção para copiar link sem rastreadores e mais proteções

Ícone do Firefox

O Firefox está chegando hoje à versão 120 e as principais novidades da atualização são relacionadas a privacidade. Alguns recursos foram adicionados de modo a garantir uma navegação com mais segurança no que tange aos dados dos usuários, além de haver algumas outras novidades em outras áreas.

Publicidade

Foi adicionado ao navegador o chamado Global Privacy Control, por meio do qual é possível selecionar uma opção para solicitar que os sites acessados limitem a venda ou o compartilhamento dos seus dados e não rastreiem você. A possibilidade de realizar essa solicitação é uma obrigação legal em lugares como a Califórnia (nos Estados Unidos) — sendo agora adicionada ao Firefox.

Outro recurso que deverá ser bastante útil — e em larga escala, graças à sua praticidade — é uma nova opção exibida ao selecionar um link, para copiá-lo sem rastreadores. Ou seja, o link é copiado sem aqueles códigos no final, que servem para marcar e/ou para traçar métricas e padrões de acesso.

Mais recursos de privacidade

Duas novidades estão, por ora, apenas disponíveis na Alemanha. A primeira delas é o Cookie Banner Blocker, recurso que rejeita cookies automaticamente e evita a exibição daqueles banners incômodos que solicitam em alguns sites. Por padrão, a função estará ativa apenas em janelas e abas privadas, assim como o segundo recurso em testes no país: trata-se da remoção de rastreadores de URLs a serem acessadas.

As janelas privadas e as configurações de privacidade  ETP-Strict também foram aperfeiçoadas — em todo o mundo —, melhorando as APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. do Canvas com proteção contra identificadores. A privacidade ao navegar, desse modo, será ainda mais reforçada, evitando rastreadores que identificam os usuários.

Também se tornou possível importar certificados de segurança TLS2Transport Layer Security do sistema operacional. O recurso ficará ativo por padrão e poderá ser desativado no menu dedicado a certificados, na área “Privacidade e Segurança” das configurações do navegador.

Outras novidades

No Windows e no Linux, um novo atalho permite ativar o modo Picture-in-Picture (PiP) no canto da interface, enquanto, no segundo sistema, agora se pode importar dados de navegadores Chromium instalados pelo Snap. Outros atalhos permitem editar ou deletar adições de credenciais de logins (⌥ option return).

Publicidade

Para desenvolvedores, o Firefox 120 habilitou o WebAssembly GC por padrão, permitindo que linguagens de programação como Dart e Kotlin sejam usadas no navegador. Também foi adicionado o código de status Early Hints para pré-conectar-se a uma origem e uma API de ativação do usuário, a qual permite que o JavaScript verifique se um usuário está ou esteve ativo em uma página.

Publicidade

Há, ainda, uma ferramenta para desenvolvimento a qual permite a simulação de uma aba offline. Várias outras mudanças foram feitas pensando em desenvolvedores, adicionando recursos nessa esfera. A lista completa pode ser conferida nas notas de liberação da atualização.


O update para a versão 120 já está sendo liberado para todos os usuários e pode ser instalado imediatamente ao acessar o menu Firefox » Sobre o Firefox.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.
  • 2
    Transport Layer Security

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

PRF apreende 21 iPhones na Grande Recife trazidos do Paraguai

Próx. Post

Desenvolvimento do Sunbird, app para usar iMessage no Android, é suspenso

Posts Relacionados