Freeverse cria versão do Moto Chaser que pode ser jogada em uma TV

Lembra-se da descoberta feita pela redatora do Ars Technica com o SDK no iPhone, em que uma API oculta poderia exibir conteúdo da tela do aparelho em uma TV? Após alguns emails, a brincadeira chegou até a Freeverse, que desenvolve o Moto Chaser (link para a App Store), um dos jogos mais populares da loja da Apple. Eles concordaram em usar essa API para criar uma versão do game adaptada para ser jogada em um televisão, confira:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qwQPNSt-CF0[/youtube]

Como é possível ver pelo vídeo, ainda é uma demonstração técnica: a tela do iPhone fica branca e não está habilitada para o uso de toques e menus, mas o acelerômetro funciona para comandos. Além disso, em função do iPod touch 2G possuir uma CPU de frequência maior que a do iPhone 3G, o jogo possui uma performance muito melhor quando jogado nele, pois atinge uma taxa de quadros maior, algo indispensável para esse tipo de aplicativo.

Em um iPod touch de segunda geração, o Moto Chaser pode ser jogado em uma TV a 20 quadros por segundo. Segundo Bruce Morrison, produtor da Freeverse, ele está “quase jogável”: a versão oficial sendo vendida na App Store roda a 26 quadros por segundo, mas ainda está abaixo dos 30 — um pré-requisito para jogos comerciais.

A 30fps, as animações nesse ponto se tornam mais suaves e o ideal para se jogar em uma tela grande como a de um televisor. Mas é bom lembrar que iPhones e iPods touch possuem limitações de CPU e memória, e esses valores mais baixos que o padrão ainda são obtidos com o produto final bastante otimizado.

Na televisão, o jogo se comportou relativamente bem: como é possível notar do vídeo, ele assumiu a resolução atual da TV em que foi testado: 853×480 pixels, e com som de boa qualidade, segundo a redatora do Ars.

Claro, para o Moto Chaser sair disso que você viu no vídeo acima para uma versão oficial na App Store, é uma outra história. A Freeverse disse que só utiliza as APIs aprovadas pela Apple no iPhone SDK em seus produtos, sem falar que a taxa de quadros dessa versão do Moto Chaser está abaixo do ideal, apesar de poder ser jogado normalmente.

Além do mais, é difícil saber por quanto tempo essa API para uso da saída de vídeo ficará pública no SDK: se não for aprovada pela Apple, ela poderia deixar de funcionar no firmware 2.3, por exemplo, impedindo o desenvolvimento de soluções baseadas no seu funcionamento, inclusive da demonstração que acabou de assistir.

Posts relacionados

Comentários