O problema que apresentarei neste artigo é bem específico, não chega nem perto de ser algo generalizado (não é nem novo!), mas como já ocorreu com alguns usuários, pode ocorrer com você também, e por isso nós estamos aqui para ajudar.
Desde o final de 2007, alguns casos de usuários com problemas de áudio em seus laptops Apple — de iBooks G4 a MacBooks Air — foram reportados nos fóruns de suporte da própria empresa e reconhecidos por sites como o MacFixIt. Quem manda a dica é o Deny Dias, que passou por algo semelhante.
O sintoma é bem simples: de uma hora para a outra, a máquina deixa de emitir sons. Quando o problema se manifesta, o ícone de áudio desaparece da barra de menus do Mac OS X e nenhum dispositivo de saída é mostrado no painel “Som” das Preferências de Sistema. Além disso, se você tentar aumentar/diminuir o volume pelo teclado, um ícone de proibido aparece na tela.
Se você estiver passando por isso, siga os seguintes passos:
- Reinicie a sua máquina (o mais óbvio, mas às vezes resolve).
- Certifique-se de que o Mac OS X, QuickTime e iTunes estão atualizados pelo Software Update.
- Plugue headphones da Apple por alguns minutos e depois retire-os.
- Limpe a PRAM/NVRAM da sua máquina. Para isso, reinicie o Mac pressionando Option + Command + P + R e aguarde até que o terceiro som de inicialização toque.
- Delete os caches de áudio do seu Mac. Uma boa dica para isso é a ferramenta OnyX, da qual já comentamos aqui no MacMagazine.
Caso nada disso funcione, o jeito é levar o seu computador a uma assistência autorizada da Apple.
Compartilhem suas experiências conosco nos comentários deste artigo! 😉