O melhor pedaço da Maçã.

USP ganha rede Wi-Fi grátis por um ano

A partir do dia 25 de janeiro de 2009, qualquer visitante, aluno ou funcionário da USP (Universidade de São Paulo) poderá se cadastrar para utilizar gratuitamente a rede sem fio que está sendo implementada pela Nokia nas áreas externas da Cidade Universitária.

Publicidade

Custeado pela fabricante finlandesa de aparelhos celulares, o Connect USP será conciliado com o USPNet Sem Fio, projeto interno da universidade que oferece acesso sem fio à internet dentro de prédios das faculdades, institutos e museus. Algumas unidades já têm uma boa cobertura Wi-Fi, como o Instituto de Física, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecncia, Faculdade de Odontologia, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

Segundo David Barg Filho, assessor da coordenaria de tecnologia da informação da Universidade de São Paulo, “o público que visita o campus da universidade para pesquisas nas bibliotecas ou para prática de esportes, por exemplo, poderá aproveitar o serviço”. A Nokia irá doar os equipamentos e oferecerá um link dedicado e o serviço de autenticação, mas o contrato dura apenas um ano. “Nossa preocupação é quando esse prazo expirar, pois a USP não tem recursos para manter essa estrutura”, diz Barg.

Publicidade

Digressão minha: como uma universidade do porte da USP não terá recursos para manter uma rede sem fio em seu campus, cara-pálida? Enfim, o mais legal é a forma como esse investimento da Nokia foi decidido. A empresa realizou uma votação pública para escolher um “presente para São Paulo”, com vistas a divulgar sua loja Nokia Store, à rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins.

Nos meses de outubro e novembro, o público votou por SMS, pela internet ou na própria loja, entre três opções: o Wi-Fi na USP (Connect USP), download gratuito de audiobooks (Connect Book) e um tour guiado pelo celular em um importante museu de São Paulo (Connect Art). A Connect USP foi a opção mais votada, com 44,3% dos votos. Bela iniciativa, Nokia!

[Dica do amigo José Américo, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Campus Party Brasil 2009 sediará encontro nacional de LAN houses

Próx. Post

Img2icns 1.0 chega disponível em duas versões, uma gratuita e uma Pro

Posts Relacionados