O melhor pedaço da Maçã.

Adobe demonstra tecnologia de “Imagens Infinitas”, criada por Shai Avidan

Resultado de pesquisas realizadas por Shai Avidan (o mesmo que inventou aquele novo recurso de redimensionamento de imagensaka “Content-Aware Scaling” — incorporado recentemente ao Photoshop) e uma equipe de colaboradores — formada por Bill Freeman, Josef Sivic, Biliana Kaneva e Antonio Torralba —, o vídeo abaixo demonstra a tecnologia “Infinite Images” (tradução literal: “Imagens Infinitas”) da Adobe, que aos poucos se modela como uma das grandes novidades do futuro.

Publicidade

O sistema explora coleções enormes de fotografias num espaço tridimensional virtual. Ele não entende que as fotos representem uma única localização 3D real, nem muito menos que tenham sido registradas ao mesmo tempo. Ao invés disso, as imagens são organizadas em temas — tais como ruas de cidades ou paisagens —, permitindo que usuários naveguem por eles via controles 3D intuitivos, incluindo movimentação, aproximação e rotação.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Kh-JRfu_KYw[/youtube]

Os resultados, como você pôde conferir, incluem um sem número de imagens baixadas do Flickr e divididas em temas com centenas de milhares de fotos cada. A tecnologia possibilita a criação de panoramas gigantescos e tours virtuais que simulam um passeio real. A novidade, mais para frente, poderá ser explorada em filmes, jogos e espaços 3D virtuais tais como o Second Life.

A tecnologia foi apresentada pela primeira vez nesta semana, durante o Adobe MAX 2008, em Milão (Itália). Confira um vídeo da keynote abaixo (a parte boa começa depois do primeiro minuto):

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QxNx2OyeCHA[/youtube]

Um PDF com bastantes detalhes sobre o assunto está disponível neste iDisk (pesa 43MB). E sim, caso tenha ocorrido um déjà vu por aí, não se assuste: o Photosynth, da Microsoft, é bem semelhante. Porém, parece que o projeto da Adobe vai mais além, e me pareceu muito mais bacana.

[Via: John Nack.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tributo a John Williams: “Star Wars” a cappella

Próx. Post

Vídeo compara dobradiças dos displays dos novos MacBooks Pro com as dos anteriores

Posts Relacionados