Como e para que resetar o System Management Controller (SMC) dos portáteis da Apple

Recentemente, a Apple liberou alguns updates de firmware SMC para sua linha de portáteis e muitos se perguntaram que diabos seria aquilo. Antes de mais nada, permitam-me apresentar-lhes o significado da sigla: SMC é System Management Controller, ou Controlador de Gerenciamento do Sistema.

Nova família de MacBooks

Explicação oficial da Apple:

O SMC é um circuito integrado (chip de computador) localizado na placa lógica do computador. Como o nome sugere, ela é responsável pelo gerenciamento de energia do computador. A unidade de gerenciamento controla a luz de fundo, o giro do disco rígido, os modos sleep e wake, alguns aspectos de carga, controle do trackpad e algumas entradas e saídas relacionadas ao modo sleep do computador.

Com o tempo, as configurações do SMC podem ficar inutilizadas e gerar anomalias operacionais no computador. Os exemplos incluem incapacidade de ligar, de despertar do modo de repouso, de carregar a bateria ou de reconhecer o adaptador AC, entre outros.

Mas tenha calma: não é em qualquer caso que deve-se resetar/redefinir o SMC. Na maioria dos casos, reiniciar a máquina é suficiente. Se um programa congelou, dê Force Quit; se a máquina toda congelou, dê um Force Shut Down (segure o botão de força por cerca de 10 segundos).

Só depois disso tudo você deve partir para um reset de SMC. A dica também é muito boa nos casos em que a bateria do seu portátil não está funcionando como deveria, ainda que seja nova. Antes, porém, não deixe de ler este artigo.

Agora sim, vamos às instruções! 😉

MacBooks e MacBooks Pro

  1. Se o computador estiver ligado, desligue-o.
  2. Desconecte o adaptador de força e remova a bateria do computador.
  3. Mantenha pressionado o botão liga/desliga por 5 segundos e, em seguida, solte-o.
  4. Reconecte a bateria e o adaptador de força.
  5. Pressione o botão de força para reiniciar o computador.

MacBooks Air

  1. Se o MacBook Air estiver ligado, desligue-o.
  2. Conecte o adaptador de alimentação a uma fonte de alimentação em funcionamento.
  3. No teclado do MacBook Air, pressione Shift + Command + Option (use, obrigatoriamente, as teclas do lado esquerdo) junto com o botão de força uma vez.
  4. Espere 5 segundos e pressione o botão de força para ligar o MacBook Air.

Certifique-se de só realizar o procedimento com sua máquina realmente desligada.

Veja mais: Mac Pro, iMac e Mac mini. Caso você seja dono de um iBook ou PowerBook — os Macs com processadores PowerPC eram gerenciados pela Power Management Unit (PMU) —, confira este artigo (ou mais: Power Macs, iMac Flat Panel e Mac mini PPC).

[Via: TUAW.]

Posts relacionados

Comentários