Apple pesquisa peles multi-touch para superfícies 3D, patenteia novos gestos

Dois novos pedidos de patente da Apple foram publicados hoje pelo US Patent & Trademark Office, envolvendo peles multi-touch aplicáveis a objetos tridimensionais e outra que descreve a detecção de um movimento de pinch/rotação/arrastar que pode ser usado numa superfície sensível a múltiplos toques.

As skins multi-touch permitem a entrada de múltiplos comandos durante a manipulação de um objeto, monitorando-o e enviando feedback ao operador. Elas suportariam gestos para configuração e operação, além de permitir a implementação de diversos objetos de interface e ações variadas. A tecnologia pode, até mesmo, medir a força de um toque em uma ou mais direções. Tal invenção também poderia ser usada em equipamentos esportivos, como raquetes de tênis, tacos de golf ou de hóquei, e até mesmo volantes de direção.

Patente multi-touch da Apple

Um novo conjunto de gestos multi-touch criados por Wayne Westerman, ex-Fingerworks, permitiria um controle muito mais avançado de objetos, possibilitando múltiplas ações de movimento simultâneas. Um deles descreve o gesto de pinch com a ação de arrastar determinado objeto para um outro local, como pegar uma janela e minimizá-la no Dock, “amassar” um arquivo e jogá-lo no Lixo ou pinçar um documento e mandá-lo para a impressora. As variações são infinitas.

No total, foram 18 novas patentes da Apple que pipocaram no escritório norte-americano de patentes e marcas. Veja um resumo de todas elas neste post do Macsimum News.

Posts relacionados

Comentários