O melhor pedaço da Maçã.

CES 2023: Samsung anuncia monitor 5K à la Studio Display

A Samsung começou o ano de 2023 anunciando nada menos do que cinco novos monitores para sua linha de produtos, os quais deverão ser lançados em diferentes momentos ao longo dos próximos meses.

Publicidade

Parte das apresentações da empresa na Consumer Electronics Show (CES) 2023, os modelos buscam atender os mais variados públicos e devem chamar a atenção, principalmente, de usuários da Apple e gamers. Vamos dar uma olhada em tudo?

Viewfinity S9

O primeiro destaque dessa nova leva de monitores é o Viewfinity S9, com seu design praticamente idêntico ao do Studio Display, da Maçã. Com foco em designers e fotógrafos, o dispositivo também pode ser usado como uma verdadeira smart TV e traz suporte a uma variedade de aplicativos de streaming.

As semelhanças com o monitor lançado pela Apple no início do ano passado, vale notar, não ficam limitadas ao seu visual. Assim como o Studio Display, o Viewfinity S9 conta com uma tela 5K (5120×2880 pixels) — algo bem raro fora do ecossistema da Maçã — de 27 polegadas, capaz de cobrir 99% das cores da gama DCI-P3.

Segundo a fabricante sul-coreana, o modelo vem equipado com um motor de calibração que permite ajustar as suas cores usando a câmera de um smartphone com o app SmartThings. Ademais, o display também traz suporte para conteúdos em HDR1High dynamic range, ou grande alcance dinâmico. (até 600 nits) e um acabamento fosco antirreflexo sem custo adicional.

Na parte de trás, é possível encontrar uma porta Thunderbolt 4 — outro atrativo para donos de Macs — ao lado de uma entrada HDMI e outra DisplayPort. Ele também já vem com um encaixe para suportes VESA integrado e uma webcam 4K SlimFit removível.

Publicidade

A Samsung ainda não divulgou o preço nem a data de lançamento do Viewfinity S9, mas é esperado que ele chegue ao mercado em algum momento do primeiro semestre de 2023.

Smart Monitor M8

Anunciado originalmente na CES de 2022, o Smart Monitor M8 acaba de ganhar uma nova versão mais compacta de 27″. Com basicamente as mesmas especificações do modelo maior (de 32″), ele segue sendo umas das melhores opções de monitores externos para Macs no mercado.

As novidades aqui ficam por conta do recurso My Contents, o qual permite exibir coisas como a previsão do tempo, fotos e compromissos enquanto o monitor está em standby. Ele se conecta ao smartphone por Bluetooth e volta para o modo de standby tradicional automaticamente sempre que a conexão é perdida.

Publicidade

O Smart Monitor M8, vale lembrar, conta com uma tela 4K (3840×2160) com suporte a conteúdos em HDR10+, aplicativos de serviços de streaming (incluindo o Apple TV+), AirPlay 2 e mais. Ele tem quatro opções de cores (branco, azul, verde e rosa) e ostenta um design que lembra o atual iMac de 24″ (M1).

Odyssey Neo G9 e G7

A Samsung também apresentou sua parcela de monitores focados no público gamer. Um deles foi o Odyssey Neo G9, um monitor de 57″ curvo (1000R) com uma impressionante resolução 8K (7680×2160) e especificações parrudas.

Publicidade

O monitor traz um display Mini-LED com proporção de 32:9, suporte para conteúdos em HDR (até 1000 nits) e uma taxa de atualização de até 240Hz. Além disso, segundo a fabricante sul-coreana, esse é o primeiro monitor gamer do mundo a trazer uma porta DisplayPort 2.1.

Assim como o Viewfinity S9, o pomposo Odyssey Neo G9 também vem equipado com uma tela antirreflexo sem custo adicional e um encaixe VESA integrado. A Samsung não divulgou o preço ou a sua data de lançamento, entretanto.

Vale notar que esse monitor chega apenas alguns dias após o lançamento da versão de 43″ do seu irmão menor, o Odyssey Neo G7, na Coreia do Sul. Mais barato, ele vem com um display Mini-LED de 43″ com resolução 4K (3840×2160), uma taxa de atualização de 144Hz e uma proporção mais tradicional de 16:9.

No quesito conectividade, ele vem com duas portas HDMI 2.1, um porta DisplayPort 1.4 e duas portas USB-A 3.0. Ele também é compatível com a tecnologia FreeSync Premium Pro, da AMD.

Apesar de já ter sido lançado no país natal da Samsung por cerca de 1,25 milhão de wons (~R$5,3 mil), é esperado que o novo tamanho do Odyssey Neo G7 faça parte da lista de monitores exibidos pela fabricante na CES 2023. Ele deverá ser lançado nos Estados Unidos em breve.

Odyssey OLED G9

Por fim, temos o Odyssey OLED G9, o qual, como próprio nome indica, vem equipado com um display capaz de iluminar cada pixel individualmente para atingir níveis de contraste praticamente infinitos (1.000.000:1).

Assim como o Odyssey Neo G9, o Odyssey OLED G9 também é curvo (1800R) e traz uma proporção de 32:9. Ele oferece, ainda, uma tela de 49″ com suporte a taxa de atualização de 240Hz e um tempo de resposta ultrarrápido de 1ms — detalhe bastante importante para jogos que exigem um tempo de resposta mais rápido.

Esse monitor é mais um modelo da Samsung que também pode ser usado como uma espécie de smart TV, uma vez que ele é compatível com uma série de apps de serviços de streaming. Inclusive, já vem equipado com os apps do Xbox Cloud Gaming (da Microsoft) e do GeForce NOW (da NVIDIA).

Como é possível notar nas imagens promocionais, o Odyssey OLED G9 ostenta um design bastante futurista com direito a um círculo de LEDs RGB na parte de trás do monitor, a qual traz um acabamento em plástico branco.

O Odyssey OLED G9 ainda não tem preço divulgado, mas a Samsung planeja lançá-lo até o fim do ano.


E aí, quem vai? 🤑

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou grande alcance dinâmico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CEO da Epic sugere que Fortnite voltará ao iOS em 2023

Próx. Post

AirPods ajudam a recuperar carro roubado no Texas

Posts Relacionados