O melhor pedaço da Maçã.

O que Steve Jobs lançou em suas keynotes da Macworld Expo? (Parte 1)

Abertura da Keynote da Apple na Macworld 2008

A partir de 2010, o foco de lançamentos da Apple deixará de ser as tradicionais keynotes de abertura da Macworld Expo, passando a ocorrerem apenas eventos isolados feitos por ela em seu campus em Cupertino ou no próprio Moscone West, seja na WWDC ou em momentos especiais destinados à imprensa. Isso deixa uma incerteza sobre como ela os abordará daqui em diante, já que vários dos seus grandes lançamentos vieram nas várias edições do evento, desde 1997.

Publicidade
Abertura da keynote da Apple na Macworld 2008
Abertura da keynote da Apple na Macworld 2008

Esse será o foco de uma série de três artigos que publicaremos no MacMagazine semanalmente, aos sábados, até o dia 3 de janeiro, um final de semana antes da keynote de abertura da Macworld Expo 2009, que não será, pela primeira vez (ou será última? :-P), aberta por Steve Jobs.

Claro, não precisamos falar sobre aquele primeiro evento, há quase 25 anos, que marcou o lançamento do primeiro Macintosh, não é mesmo? Não que ele não seja importante — foi desse jeito que a coisa toda começou — mas nós já o documentamos aqui e ele não deixará de ser lembrado no futuro. Além disso, a primeira Macworld foi realizada em 1985, então ele não vem ao caso. O que nos interessa mesmo são os eventos que vieram após a volta de Steve Jobs à Apple, em 1997.

Publicidade

1997: Nova Apple?

Realizada em Boston, foi a primeira comandada por Steve Jobs após regressar como CEO interino graças à aquisição da NeXT pela Apple, quatro semanas antes. Basicamente, foi um anúncio geral sobre a situação da companhia — que não era, de longe, nada boa –, mas que vale ser lembrado, já que foi o início da sua recuperação, tanto financeira quanto por parte da imprensa e da opinião pública.

As mudanças anunciadas foram feitas tanto na diretoria da empresa quanto na busca por novos parceiros, que foi onde houve reações bem radicais na época: a parceira firmada com a Microsoft salvou a Apple, graças a um investimento em ações, mas claro que muitos não gostaram de todas as condições estabelecidas por meio dela, nem do convidado especial que surgiu na tela da apresentação.

Publicidade

A keynote foi gravada e está disponível abaixo, sem cortes:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PEHNrqPkefI[/youtube]

Uma das coisas que faltou ser comentada nesse evento era forma como a Apple abordaria a sua linha de produtos no futuro. Basicamente, esse foi o foco dos seus eventos nos dois anos seguintes.

1998: iMac e PowerBook G3

Publicidade

Esse ano não foi marcante nas duas edições da Macworld (San Francisco e Nova York), mas sim pelo lançamento do iMac, que, como já sabemos, foi o primeiro computador doméstico lançado pela Apple após Steve Jobs ter simplificado ao máximo a linha de produtos da companhia, de onde restaram apenas o Power Mac e o PowerBook, máquinas destinadas apenas para profissionais. Muitos de vocês com certeza já viram o vídeo abaixo, mas não custa nada relembrar:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0BHPtoTctDY[/youtube]

E, por falar em PowerBook, ele foi relançado com um design totalmente novo no mesmo evento, e consolidou o visual “diferente” e as características técnicas que a Apple passaria a integrar em todos os seus produtos, destacando apenas os componentes mais modernos existentes na indústria.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ohvcN1LE8BA[/youtube]

1999: Power Mac G3 e iBook

Os dois produtos citados acima foram o principal foco das duas edições da Macworld desse ano. Em San Francisco, Steve Jobs apresentou o novo Power Mac G3, que trouxe traços do visual revolucionário do iMac ao desktop profissional da Apple, que ainda era semelhante a muitos PCs da época. Não obstante, era um dos computadores mais poderosos e expansíveis da época.

Infelizmente, a apresentação que vos trago aqui está dividida em quatro partes, mas tem alguns momentos bem interessantes. Inclusive, marca a primeira aparição de Phil Schiller — que apresentará a keynote da próxima Macworld:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jwBY2Vft7wY[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=i1E7Iv0blaQ&feature=related[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yDF69R4QyOw&feature=related[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ehj7jf-1rEk&feature=related[/youtube]

Além disso, foi produzido um vídeo especial sobre o novo Power Mac, o primeiro de muitos que seriam feitos sobre novos produtos da Apple:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fs-kH7ohH-4[/youtube]

Em Nova York, foi apresentado o iBook, o notebook doméstico da Apple. Com visual semelhante ao do seu irmão mais poderoso e traços do design colorido e atraente do iMac, ele marcou a consolidação da linha de produtos da Apple que prevaleceria por muitos anos, com um modelo de portátil e um de desktop para ambos consumidores domésticos e profissionais.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cdpRSj7tLiY[/youtube]

2000: Arquitetura e interface do Mac OS X, Power Mac G4 Cube

Marcando o início do próximo século, Steve Jobs apresentou o sistema operacional do século XXI ao grande público: antes revelado de forma bem discreta a desenvolvedores, o Mac OS X foi apresentado de forma geral pela primeira vez na Macworld Expo San Francisco.

Apenas a arquitetura do sistema era suficiente para ele ser considerado revolucionário, mas todos ficaram perplexos mesmo com a sua interface única até então, ambos frutos de uma talentosa equipe de engenheiros vinda da NeXT em 1997, que já incluía Bertrand Serlet, atual vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, e Scott Forstall, vice-presidente sênior da equipe do iPhone OS.

A apresentação está dividida em três partes. Talvez você esteja tão habituado com os recursos demonstrados nela que não vê motivo para a platéia estar tão espantada:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ko4V3G4NqII[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6-fkYFV7rOY[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2GkoAa5718Y[/youtube]

Em Nova York, no verão do ano 2000, foi apresentado o primeiro desktop da Maçã a usar os processadores PowerPC do novo século. O visual “diferente” do novo Power Mac G4 Cube foi exibido ao público com grande estardalhaço, sendo que ele foi descontinuado um ano depois.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=D0NbGbZBPL0[/youtube]

Bom, por hoje é só. Espero que vocês tenham gostado de conhecer — ou mesmo relembrar — alguns lançamentos da Apple feitos em keynotes da Macworld Expo entre 1997 e 2000. Haverá muito mais dos anos posteriores no próximo sábado. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google adiciona novas opções de filtragem de buscas por imagens

Próx. Post

Mistérios no fundo do mar: cabos de internet misteriosamente cortados!

Posts Relacionados