Futuros iPhones deverão trazer suporte a OpenCL

De certa forma, admito que esperava pelo surgimento de um rumor assim: como o iPhone OS foi desenvolvido a partir da mesma arquitetura do Mac OS X, não seria nada tão espantoso ver a tecnologia OpenCL presente em uma futura versão do firmware do celular da Apple (iPhone OS 3.0?). Entretanto, apesar de ela ser facilmente dimensionável em um dispositivo móvel, é preciso que o seu hardware suporte o uso da computação paralela empregada.

Publicidade

OpenCL no iPhone

Para isso, a Imagination Technologies, que está por trás da tecnologia de processamento gráfico POWERVR utilizada tanto no iPhone e no iPod touch quanto no Nokia N95 e produtos de outras companhias, abriu vagas para engenheiros especializados em programação OpenCL, que devem ter experiência em sistemas operacionais de dispositivos móveis e foco em software para hardware que suporte essa tecnologia, tanto em produtos atuais quanto em suas futuras gerações.

Publicidade

Não restam dúvidas de que o que foi abordado na primeira apresentação da tecnologia OpenCL, realizada no Texas há alguns meses, é a mais pura verdade: computação paralela é algo que não será privilégio apenas de desktops super poderosos. Nós veremos aplicações dela em diversos dispositivos, o que deverá permitir que não apenas seja possível explorar mais do hardware do iPhone em tarefas rotineiras, mas sim que ele se torne o tão sonhado concorrente para consoles móveis, conforme vimos os executivos da Apple pregarem anteriormente.

Além disso, a iniciativa da Imagination Technologies talvez seja o primeiro passo para que muitos fabricantes lancem dispositivos móveis suportando técnicas de computação paralela, abrindo para eles novas possibilidades.

Não podemos esquecer ainda que a Apple também pode estar envolvida em um acordo com a Imagination Technologies, a fim de trazer a próxima geração da mesma tecnologia POWERVR para seus gadgets, fortalecendo ainda mais essa hipótese. Sem dúvida, os primeiros grandes resultados de toda essa inovação tecnológica seriam jogos de maior performance, e quem sabe idéias como jogar Moto Chaser numa TV através do iPhone tornem-se realidade.

Publicidade

[Via: AppleInsider.]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…