O melhor pedaço da Maçã.

App Store: mais de 1 milhão de apps foram rejeitados em 2022

The Verge
App Store

Cumprindo uma promessa feita em um acordo com desenvolvedores em 2021, a Apple lançou hoje o seu primeiro Relatório de Transparência da App Store, relativo a 2022. Com apenas duas páginas, o documento [PDF] e um conjunto de planilhas anexas [ZIP] detalham vários aspectos relativos aos aplicativos com dados de alta precisão.

Publicidade

Algumas dessas informações já haviam sido liberadas com a divulgação de dados sobre o combate a fraudes na App Store. O número total de apps enviados à loja no ano passado foi de 6.101.913 (alguns são enviados múltiplas vezes), das quais 1.679.694 foram rejeitados.

Há, no total, 1.783.232 apps e jogos na loja de aplicativos da Apple atualmente, mostrando que os envios de fato são muito mais numerosos do que os apps que de fato vão ao ar. Mais de 253 mil rejeições foram, porém, revertidas após mudanças feitas pelos desenvolvedores, enquanto 186 mil apps foram removidos inteiramente da loja.

Algo interessante que foi divulgado é a quantidade de apps retirados da App Store por ordens de governos: 1.474, no total. A China liderou essa estatística, com 1.435 apps removidos da loja local, embora 1.276 remoções tenham sido de jogos que não tinham uma licença exigida pelo governo chinês. Outros destaques dessa lista são a Índia (14), o Paquistão (10) e a Rússia (7).

Publicidade

O número total de desenvolvedores está atualmente em 36.974.015. No ano passado, foram excluídas as contas de 428.487, a maioria deles em razão de fraude (428.249) e controle de exportações (238). Houve 3.338 apelações em razão dessas exclusões, das quais 159 foram providas e as contas, restauradas. O processo de apelação, porém, não foi detalhado, o que seria interessante pensando na questão da transparência.

Do lado dos usuários, foram mais de 282 milhões de contas banidas, embora o número inclua qualquer ID Apple, inclusive daqueles que nunca fizeram login em um iPhone. A média de visitantes semanais da App Store é de mais de 656 milhões, com uma média semanal de 747 milhões downloads. Chamou a atenção a diferença entre as quantidades de atualizações automáticas (mais de 40 bilhões/semana) e manuais (512 milhões/semana).

As razões para a rejeição de apps também foram divulgadas, a partir das regras da App Store. O motivo mais frequente foi desempenho, com mais de 1 milhão de rejeições, seguido por questões legais (400 mil) e por design (o que inclui questões como cópias e spam), com 212 mil envios negados.

Publicidade

O design é, ainda, o objeto da regra do acordo com os desenvolvedores mais violada (número 4.0), com 149 mil negativas de apps enviados por essa razão. Outras regras desrespeitadas incluem fraude (32 mil), violação do código de conduta (1,2 mil) e infração de propriedade intelectual (920).

A categoria de app mais removida é a de jogos (38 mil remoções), seguida por utilitários (20 mil) e negócios (16,9 mil). Em quarto lugar ficou educação (16,5 mil), em quinto estilo de vida (15,1 mil) e, em sexto, entretenimento (11,7 mil). Comida e bebida (8 mil) foi a sétima categoria mais removida, produtividade (7 mil) foi a oitava, viagem (5,5 mil) foi a nona e, em décimo, ficou a de compras (5,3 mil).

Os dados também cobrem apelações feitas por desenvolvedores de apps rejeitados, que têm uma quantidade relativamente baixa se comparada à de envios totais. Foram, em 2022, 18.412 recursos, a maioria deles vindos da China continental (5.484), dos Estados Unidos (3.157), do Reino Unido (817), da Índia (709) e de Hong Kong (465). Os desenvolvedores brasileiros apareceram com 376 apelações. Do total, apenas 616 foram acolhidas.

Publicidade

Por fim, temos detalhes sobre as buscas na App Store. Em 2022, foi registrada uma média semanal de mais de 373 milhões de pesquisas, com uma média de 197.430 aplicativos que apareceram nos dez primeiros resultados de pelo menos 1.000 buscas. Já o número total de apps que apareceram no Top 10 desse número de buscas foi de 1,39 milhão.

As planilhas incluem dados ainda mais detalhados sobre os aplicativos e a App Store; é um prato cheio para realizar vários tipos de pesquisas ou mesmo para matar a curiosidade casualmente. Provavelmente, deveremos ver mais relatórios como esses nos próximos anos.

Muito bacana, não?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Comparativo revela quais os navegadores com mais privacidade

Próx. Post

Promoções na App Store: The First Tree, 7 Minute TV Workout, Queryable e mais!

Posts Relacionados