MediaSmart Server é o Time Capsule da HP

29-hp-mediasmartSe você morre de vontade de comprar um Time Capsule para sua rede em casa, mas não quer pagar tão caro por ele, hoje pode ser seu dia de sorte. Pensando em consumidores que possuem redes domésticas mistas — compostas por PCs e Macs —, a HP lançou o seu novo servidor MediaSmart com base no Microsoft Windows Home Server. O produto se propõe a ser um repositório central, automatizando backups e compartilhando músicas, fotos, documentos e vídeos em toda a rede.

O grande diferencial fica por conta da compatibilidade nativa com o Mac OS X e a capacidade de gerenciar até 9TB de dados. O MediaSmart original foi introduzido ao mercado um mês depois do lançamento do Time Machine, que foi lançado em outubro de 2007 como uma das funções do Mac OS X 10.5 Leopard.

“Um crescente número de usuários experientes possuem tanto máquinas rodando Windows quanto Macs em suas casas, com centenas e às vezes milhares de arquivos multimídia e documentos espalhados por seus computadores”, disse Jason Zajac, vice-presidente de estratégia do Worldwide Attach Group da HP. “O HP MediaSmart Server proteje, armazena e organiza todo o conteúdo de qualquer lugar numa rede, assim os consumidores podem acessar e compartilhar o que quiserem, de qualquer lugar em que estejam conectados”, finaliza.

O MediaSmart Server ex485/ex487 trará funções como:

  • HP Media Collector: que copia e centraliza arquivos e bibliotecas dos computadores de modo conveniente e no horário marcado.
  • Media Streaming: que possibilita o acesso de música e fotos através da internet.
  • Server for iTunes: centralize toda as bibliotecas do iTunes num único servidor.
  • HP Photo Publisher: para o fácil upload de fotos para o Facebook, Picasa Web Albums e Snapfish.
  • HP Photo Viewer: compartilhe facilmente fotos com amigos e sua família.
  • PC Hard Drive Backup: salva arquivos dos PCs conectados através do função de backup do Windows Home Server.
  • Mac Hard Drive Backup: salva arquivos dos Macs utilizando o software Time Machine do Leopard.
  • Server Backup: que permite a duplicação de pastas determinadas em discos separados.
  • Online Backup: salve seus dados em servidores online como o Amazon S3 apenas como precaução extra.
  • Smart Power Management: economize energia colocando o servidor para dormir em horários específicos.

Os modelos HP MediaSmart Server ex485/ex487 possuem processador Intel Celeron 2GHz de 64 bits. Ambos vêm com 2GB de memória DRAM DDR2 de 800MHz e, embora estejam repletos de serviços, tenha em mente que seu objetivo é atender ao mercado de uso pessoal. Os preços sugeridos são: US$600 para o modelo ex485 com 750GB, e US$750 para o ex487 com 1,5TB. O MediaSmart Server chegará ao mercado em fevereiro, mas já poderá ser comprado antecipadamente a partir de 5 de janeiro, nas lojas: Amazon, Best Buy, Buy.com, Frys e NewEgg.

Mais informações podem ser encontradas no site do produto. Será que a Apple contra-ataca essa? Ano que vem, veremos.

[Via: Macworld.]

Posts relacionados

Comentários