Zunes suicidas devem ressuscitar no primeiro dia do ano

Zune (logo)Depois de ter recebido uma avalanche de reclamações enfurecidas a respeito do suicídio coletivo congelamento inesperado do Zune de 30GB, a Microsoft se pronunciou oficialmente a respeito do problema.

Uma equipe técnica tinha sido alocada no início da tarde de ontem para desvendar o ocorrido, mas só ao final da noite foi publicada uma nota oficial explicando a razão do problema. Um erro no driver responsável pelo suporte à sincronização dos relógios foi o motivo pelo qual os modelos mais antigos sofreram a pane geral. O problema deve ser resolvido nas próximas 24 horas, assim que o player se der conta de que 2009 já começou.

A equipe espera que o relógio interno reinicie automaticamente por volta do meio-dia. Porém, aconselham que a bateria seja esgotada completamente antes de uma nova recarga, para que o processo aconteça com sucesso. Caso os proprietários possuam uma assinatura no Zune Pass, talvez seja necessária uma ressincronização com o seu computador para atualizar os direitos sobre o conteúdo baixado para o player.

Para os apressadinhos de plantão, o engenheiro de suporte Corey Gouker publicou em seu site pessoal instruções de como corrigir o problema, prática não recomendada por envolver a abertura do aparelho e possível perda da garantia. Na nota, a empresa pediu desculpas pelo inconveniência causada aos consumidores e agradeceu pela paciência. Matt Akers, do time de produtos Zune, esclareceu algumas dúvidas:

Por que este bug só acontece nos dispositivos Zune 30GB?
É um bug num driver que é só usado em dispositivos Zune 30GB.

Quais correções vocês estão criando para resolver esta situação?
Esta situação provavelmente se corrigirá automaticamente nas próximas 24 horas, na virada para 1º de janeiro.

Qual é a linha do tempo na correção?
O problema vivido pelos consumidores do Zune 30GB se resolverá na virada para 1º de janeiro.

Por que esse problema ocorreu exatamente às 0h01 do dia 31 de dezembro de 2008?
Há um erro no relógio interno no modelo, tornando-o inadequado para tratar com o último dia de um ano bissexto.

O que a equipe do Zune vai fazer para corrigir este problema?
O problema deve se resolver sozinho.

Vocês estão certos de que isso não ocorrerá com todos os outros modelos?
O problema é relacionado a uma parte usada somente nos modelos de 30GB.

Quantos aparelhos Zune 30GB foram afetados?
Potencialmente, todas as unidades de 30GB.

Vocês irão atualizar o firmware antes do próximo ano bissexto (2012)?
Sim.

Mais informações podem ser encontradas no site de suporte ao produto. Aparentemente, a Microsoft não estava preparada para um ano com segundos a mais.

[Dica do Daniel, obrigado!]

Posts relacionados

Comentários