Macworld Expo 2009: novo iMovie para apagar más impressões do passado

Depois de praticamente admitir que a versão ’08 do iMovie não tinha algumas características essenciais a um programa de edição de vídeo, Phil Schiller chamou ao palco Randy Ubillos, programador-chefe dos aplicativos de vídeo da Apple, para demonstrar o novo programa.

Publicidade

Nova função drag-and-drop do iMovie '09

Dentre as novidades, está um estabilizador de imagem para os vídeos tremidos, filtros novos (ou efeitos, o nome que preferir) — como raios-X, desenho etc. — e uma maior precisão na edição, incluindo a nova função drag & drop e o Precision Editor, que apresenta uma versão maximizada do vídeo para realizar alterações minuciosas. Também conta com a implementação de mapas 2D e 3D, como no novo iPhoto, e mapas animados.

Publicidade

Ficou mais fácil também editar o áudio no novo iMovie, já que as edições de áudio e vídeo são agora independentes. Será o fim da necessidade de exportar o trabalho para depois abri-lo no GarageBand e realizar as mudanças sonoras?

Relembrando o iMovie HD, agora é possível adicionar temas ao vídeo, característica que havia desaparecido na versão ’08. Os temas são dinâmicos e certamente irão requerer muito poder de processamento.

O estabilizador de imagens provavelmente é a ferramenta mais interessante do programa. Incorporando uma função já existente nos programas Motion e Final Cut Pro, ambos do pacote Final Cut Studio, o novo iMovie permitirá estabilizar vídeos tremidos, com um controle para regular a intensidade da correção. Até porque, em excesso, a ferramenta acaba removendo conteúdo visual — o que é normal, já que assim funciona o estabilizador nos demais programas também.

Publicidade

Talvez ainda tenha gente que prefira o Windows Movie Maker, por sua simplicidade e rapidez em realizar outras coisas que o novo iMovie ainda não faz. Mas mesmo assim, em Cupertino deram mais um passo rumo ao fim do Final Cut Express.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…