Apple tenta patentear interface do iPhone

14-google_maps_iphone04A Apple está peticionando a interface de navegação fornecida pelo iPhone, conforme revela publicação da World Intellectual Property Organization (WIPO). A petição leva o título de “Dispositivo sensível ao toque, Métodos, e Interface Gráfica do Usuário para o fornecimento de informações baseadas em localidade, direção e mapas”. A requisição começa com a constatação de que, à medida que o número de funções em handhelds cresce, torna-se gradualmente mais difícil construir uma interface adequada, e que a multiplicidade de botões pode ser inútil quando lidamos com aplicações como o Google Maps.

Publicidade

Provendo uma interface sensível ao toque, a patente sugere que é possível não apenas evitar o acréscimo de botões mas também permitir que os aplicativos determinem o layout da interface (e não o contrário). De modo semelhante, torna possível que os usuários foquem-se nas aplicações, ao invés de se preocupar com combinações de teclas ou menus hierárquicos.

Depois, a petição descreve um aparelho como o iPhone, especificamente a interface da versão para o iPhone do Google Maps. Conceitos como contatos e favoritos são detalhados, assim como os vários gestos usados para comandar ou mover o mapa.

O Google Maps tem sido considerado como uma das principais razões do sucesso de vendas do aparelho, até o lançamento do T-Mobile G1, e supriu o mercado com uma das poucas (senão a única) interfaces amigáveis de mapas para celulares.

Publicidade

[Via: MacNN.]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…