O melhor pedaço da Maçã.

MM na MWSF 2009: comentários sobre as novas suítes iLife ’09 e iWork ’09 da Apple

O MacMagazine está em San Francisco cobrindo a Macworld Conference & Expo 2009, a convite da Gol Mobile.

Publicidade

Ainda não pus as mãos no iWork ’09 e nem no iLife ’09 (evidentemente, este só estará disponível no final deste mês), mas visitei hoje novamente o estande da Apple na Macworld Expo só para ver de perto as novidades de ambas as suítes. Na oportunidade, um dos empregados da companhia me demonstrou cada um deles, por isso resolvi destacar algumas novidades e traçar alguns comentários para vocês.

iLife ’09

Macworld Expo: iLife '09

  • iPhoto: o Faces funciona maravilhosamente bem e é instantâneo. O bacana é que ele se torna cada vez mais inteligente, à medida que você identifica ou confirma manualmente que determinada pessoa é realmente quem ele acha que é.
  • iPhoto: apesar de integrar-se com o Facebook na identificação de pessoas em fotos, tal facilidade não ocorre com as anotações sobre fotos no Flickr — quem sabe, no futuro. Todavia, ele envia normalmente as informações de localização geográfica do Places para o Flickr, integrando-se aos mapas do Yahoo!.
  • iMovie: o programa não requer renderização de materiais, tudo é feito em tempo real, inclusive a pré-visualização de efeitos e transições. Deve economizar um bom tempo de trabalho.
  • iMovie: o recurso de estabilização de vídeos é tão fantástico que acaba deixando filmagens amadoras até artificiais demais. O legal é que ele possui um slider para controle da intensidade da estabilização, então você pode regular a coisa para que fique minimamente natural.
  • GarageBand: a qualidade dos vídeos é fantástica. Realmente, como prometido, todos são em HD — e, aliás, vão muito bem na nova interface de aprendizado de instrumentos criada pela Apple.
  • GarageBand: ainda que sua principal novidade seja destinada a quem quer aprender a tocar um instrumento, notei que o programa já vem bastante completo e traz recursos um tanto avançados, que eu nem mesmo entendi para quem servem. Ele acompanha diversas opções de configuração de execução das aulas, bem como customização dos elementos de aprendizado na tela. Super interessante.
  • O iDVD não virou iDVD ’09, ao contrário de todos os outros aplicativos, incluindo o iWeb ’09. Aparentemente, ele ganhou um pequeno update, mas que apenas garantiu a integração com os outros softwares do pacote. O empregado da Apple ficou em dúvida se ele ganhou ou não novos temas ou coisa do tipo, mas me parece que ele será abandonado na próxima versão do iLife.

iWork ’09

Publicidade

Macworld Expo: iWork '09

  • Pages: o modo em tela cheia certamente é uma adição super bem-vinda. Apesar de deixar o usuário totalmente focado no seu trabalho, movimentar o mouse nos cantos de tela ainda assim dá acesso a funções fundamentais do programa, como sua barra de ferramentas ou navegação de páginas.
  • Pages: é ótimo poder importar (via copy & paste, mesmo!) gráficos do Numbers, por exemplo, e atualizá-los em tempo real num programa ou no outro, de maneira que as informações sejam sempre mantidas atualizadas.
  • Numbers: a listagem e descrição de fórmulas certamente atingirá um público usuário de planilhas eletrônicas que não estava satisfeito com a versão 1.0 do produto.
  • Keynote: não tenho o que dizer sobre o Magic Move — simplesmente impressionante. Para quem trabalha ou já trabalhou muito com apresentações, isso certamente otimiza demais a criação e movimentação de slides. O bacana é que o recurso funciona como uma transição como qualquer outra.
  • Keynote: como de praxe, transições e efeitos fantásticos acompanham a nova versão do produto, incluindo algumas novas entradas de gráficos em 3D de babar.
  • iWork.com: ao enviar um documento para o serviço, o usuário pode escolher com quem compartilhar (cada um recebe um email com uma URL específica) e que formatos do documento poderão ser baixados, incluindo os abertos dos programas do iWork, PDF e integrantes da suíte Microsoft Office.
  • iWork.com: nesta fase beta, todos os arquivos enviados expirarão em 120 dias. Por enquanto, o serviço é gratuito e oferece 1GB de espaço para armazenamento online de documentos.

E vocês, descobriram alguma coisa interessante para compartilhar conosco? 😉

Realização: MacMagazine e Gol Mobile
Realização: MacMagazine e Gol Mobile

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Skype Lite chega ao Android

Próx. Post

E o Google já está trabalhando no Chrome 2.0!

Posts Relacionados