O melhor pedaço da Maçã.

Além de várias novidades, iLife ’09 e iWork ’09 trazem pequenos refinamentos na interface

Uma coisa é certa: muita gente (e me incluo nesse grupo) já deve estar com o iLife ’09 e o iWork ’09 na lista de compras para as próximas semanas. A adição de recursos e poder nessas duas suítes foi tão grande que o Phil Schiller não teve nem tempo de falar delas com mais detalhes. No entanto, algumas adições mais sutis feitas pela Apple nas interfaces dos aplicativos também merecem destaque, e, na minha opinião, são tão boas quanto os inúmeros novos recursos.

Publicidade

iLife '09 e iWork '09

Neste artigo, vou usar como base uma análise muito interessante feita pelo designer de interfaces holandês Sebastiaan de With, tratando das mudanças visuais feitas pela Apple nos aplicativos das suas duas suítes. Ele destacou apenas os refinamentos na interface por categorias, não as mudanças isoladas dos softwares envolvidos.

Seguindo a análise feita por With, vamos falar primeiro dos ícones. Não sou um total especialista em design a ponto de ditar tendências, mas consigo perceber a drástica mudança ocorrida nos ícones das ferramentas. Vamos comparar nesse exemplo a barra de ferramentas do Keynote ’09 com a do seu antecessor:

Barra de Ferramentas do Keynote
iWork '09 (acima) vs. iWork '08 (abaixo)

Como é possível observar, ambas são bem diferentes devido aos novos ícones. Na minha opinião, a Apple parece ter adotado um estilo mais consistente para eles como um todo, por mais diferentes que sejam em seus formatos. Os tons de cor e as sombras usadas em cada um parecem combinar de um para o outro numa harmonia bem mais efetiva, e isso já é o bastante para notar uma interface refinada.

Publicidade

Isso não ocorre só em ferramentas, provando também que a equipe de design da Apple deu um toque especial na interface até onde você acha que não existem diferenças. A screenshot abaixo compara o ícone do Keynote ’09 (no alto) com o do seu antecessor, no seu menor tamanho — usado pelos resultados do Spotlight. Achou que não tinha diferença, não é?

Ícone do Keynote

Creio que isso é suficiente para compararmos os ícones superficialmente, então vamos para o estilo de algumas janelas e painéis pull-down (aqueles que se abrem na mesma janela do aplicativo, saca?). Nesse caso, a primeira grande mudança notada por With foi na janela inicial da versão trial do iWork ’09, com um visual suave, bem mais interessante de se ver que a do seu antecessor, na minha opinião — olhe com atenção o estilo dos ícones, semelhantes aos das ferramentas, não?

Janela de trial do iWork '09

Abaixo, está o novo Presenter Display do Keynote, bem diferente. Preste atenção detalhadamente: desde a parte inferior, onde estão os cronômetros de tempo, até o alto da janela, com os botões opacos, cuja aparência é semelhante aos do MobileMe. Será que a Apple pretende adotar uma interface nova para o sistema, eliminando controles da interface Aqua e tornando o visual semelhante ao do seu serviço online? Daqui a seis meses, talvez saibamos. 😉

Keynote - Presenter Display

Saindo da produtividade, vamos ao iLife ’09. Ainda não está disponível, eu sei, mas os Guided Tours e tutoriais já mostram muito sobre os aplicativos. Abaixo, estão algumas screens com elementos da interface do novo iPhoto — presentes no seu Guided Tour —, tiradas por With apenas para reforçar o que pode ser encontrado no iWork quanto a ícones e estilos:

iPhoto - UI

iPhoto - Export Panel

Também é possível notar que a Apple vem fazendo há bastante tempo pequenas mudanças nos controles de usuário presentes nas interfaces dos seus aplicativos. O número de elementos derivados do clássico visual Aqua do Mac OS X está cada vez menor, da mesma forma que já vem ocorrendo com o iTunes. Falando nele, é possível notar que o iPhoto também adotou uma barra de abas com botões em estilo glossy, semelhante ao modo de navegação Grid no media player da Apple:

iPhoto - Slideshow Themes

Além disso, painéis concebidos apenas nesta versão que aparecem em overlay já não possuem mais nada de Aqua, como é possível observar nas configurações de slideshows e nas informações de eventos do iPhoto. O mesmo aplica-se a quase todo o visual do iMovie — praticamente feito em sua totalidade com Core Animation. Será esse outro sinal claro do que está por vir na interface do sistema inteiro?

iPhoto - Slideshow Settings

iPhoto - Event Info

Por fim, chegamos às animações. São curtas e simples, quase imperceptíveis, mas elas existem: usam Core Animation e vieram para ficar. Pode colocar nessa lista até o que está ilustrado nas duas screens acima: a primeira remete a boa parte dos painés e pequenas mensagens que chamarão a sua atenção em certos aplicativos das duas suítes, aparecendo na forma de bolhas em popup.

Esse modelo de animações foi desenvolvido em uma camada gráfica introduzida pela Apple apenas no Mac OS X Leopard — apesar de terem aparecido sob a forma de um produto comercial no iPhone primeiro. Essa é uma das razões de o iLife ’09 precisar indiscutivelmente do sistema mais recente, pois é único que as suporta. Tá bom, você pode achar isso um enfeite sem valor, mas saiba de uma coisa: já pode ajudar a aumentar o seu valor produtivo, porque é suave aos olhos, leve. Bem diferente (opinião pessoal) do Aero do Vista, capaz de levar a produtividade de qualquer pessoa pros ares… 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Consumer Electronics Association confirma área dedicada a Macs na CES 2010

Próx. Post

Serviço Remindr salva os esquecidos de plantão

Posts Relacionados