O melhor pedaço da Maçã.

De graça, até injeção na testa! XXV

Ícone do iTunesÀs vezes as coisas não se desenrolam da maneira como gostaríamos: hoje, por exemplo, as ofertas gratuitas da iTunes Store continuam agarradas, grudadinhas em nossos iPods e longe das entranhas de qualquer outro PMP. Nada de iTunes Plus para nós. 🙁 E mais: para quem vem acompanhando minhas colunas e sabe de minha tentativa tardia de entrar numa faculdade de Direito… Bem…

Publicidade

Vamos falar de músicas, vamos?

Single of the Week

The Boxer RebellionToda semana, encontramos uma faixa de um artista ou banda de que gostamos e a trazemos até você, gratuitamente, como nosso Single of the Week. Composto por um guitarrista-vocalista dos EUA, um guitarrista australiano e um par de britânicos no baixo e na bateria, este quarteto de Londres demonstra uma estética atraente e intimista (ainda que épica). Um oferta espelhada de rajadas de guitarra e tambores insistentes abre “Evacuate”, o primeiro single do segundo álbum do grupo, Union, antes do vocal impassível de Nathan Nicholson ser introduzido nos procedimentos do rock atmosférico, moderno.

Não se deve julgar um livro pela capa: apesar de ter uma arte magnífica (a qual você pode até baixar como imagem de fundo no site oficial da banda), “Evacuate” (link para a iTunes) não é uma maravilha. Particularmente, não gosto de cantores de rock alternativo com ares de… como dizer? “Laxante em efeito”, acho. A voz suplicante tão exaltada pelo pessoal da iTS é algo que eu prefiro viver sem, mas devo reconhecer que a melodia é um tanto intensa. Se você curte os The Strokes (vídeo mais famoso deles, no YouTube), é imperdível. Só que eu nunca gostei muito deles e não morri de amores pela The Boxer Rebellion. Nem preciso dizer que, em visita ao perfil da banda no MySpace, eu passei por maus bocados. IMHO: 2/5 Eles até que tocam bem, mas o vocal lasca tudo.

Discovery Download

Julia FischerNosso Discovery Download põe em foco um gênero diferente a cada semana, oferecendo uma faixa gratuita que julgamos merecer sua atenção. A alemã Julia Fischer é uma violinista com seus 20 e poucos anos que já venceu uma variedade de competições e executou música de câmara e orquestra por todo o mundo. Seu estilo é conciso, meticuloso e apaixonado. Esta faixa é retirada de seu novo álbum de Concertos de Bach.

Certamente uma quebra nas tradicionais ofertas de rock alternativo, o Discovery Download de hoje é impressionante. Quando se fala de música clássica, não tem muito pra onde correr: ou é, ou não é. Julia Fischer é, Bach é e esta faixa é. Não há muito o que dizer, a não ser que esta peça relaxante e cheia de cordas (dispostas em camadas, uma sutileza do som estéreo) vai enriquecer sua biblioteca, ajudando a trazer o equilíbrio entre as suas faixas da Banda Calypso — admita, eu tenho, você as tem, todo mundo tem. Como se não bastasse, a Julia é linda: pode ir e conferir no site oficial da moça. Só não se assuste por saber que o nome da faixa é “Johann Sebastian Bach: Violin Concerto No. 1 in A Minor, BWV 1041:I. (Allegro Moderato)” (link looouungo para a iTunes). IMHO: 4/5 É Bach, BACH, pelo amor de Deus!!

Canción de la Semana

Alexander AchaToda semana, encontramos uma faixa de um artista ou banda que esteja na crista do sucesso e a trazemos a você, gratuitamente, como nossa Canción de la Semana. Alexander Acha, dono de uma voz aveludada, é filho do peso-pesado latino Emmanuel Acha, mas o garoto está rapidamente construindo seu próprio nome. Caso em questão: “Te Amo”. A balada gentil abre com um piano delicado e cordas orquestrais são sutilmente salpicadas conforme o vocalista executa uma canção de amor poética rematada com uma harmonia tranquilizante.

Não posso dizer que a voz deste cara seja uma grande coisa, musicalmente: ele parece só falar, ao longo de “Te Amo” (link proclítico para a iTunes). Só que, e aí está o X da questão, “falando” ele faz mais auê do que muitos caras por aí que “cantam”. Somando a isso o fato de a canção ser MESMO bem escrita e romanticíssima, vale demais a pena baixar a faixa ou até mesmo dá-la de presente para alguém. Memorizar alguns versos e recitá-los para aquela criatura que habita seus sonhos não está fora de cogitação (só não garanto os efeitos porque nem todo mundo tem a cara do Acha). E eu quero o CD desse cara: é muito bom! Dá pra ter noção do que ele é capaz de fazer pela página oficial ou o perfil do MySpace. Dica: “Miedo”, excelente, 5/5. IMHO: 4/5 As meninas vão gostar, eu garanto.

Video of the Week

Gabriella Cilmi1. Meu nome é Gabriella, mas você pode me chamar de Gab. 2. A música é o maior meio de comunicação. 3. É mais fácil colocar no papel o que você sente. 4. Quero passar um feriado num iglu, viajar por todos os continentes e morar em lugares diferentes. 5. Eu rabisco em tudo. 6. Posso viver só de cozinhar chocolate. 8. Tocadores de baixo são os mais gatinhos. 9. Sou viciada em cafeína. Adoro comer. 10. Quero casar com um caubói e morar no deserto. 11. Meu irmão acha que era o Kurt Cobain numa vida passada. 12. Não acredito em vidas passadas. 13. TREZE, treze,13,13,13,13, treze.

[Retirado do perfil dela no MySpace.]

Caramba! Valeu, iTS! Eu queria mesmo essa música! “Sweet About Me” (link para a iTunes) é tema de uma propaganda famosa , eu tenho certeza, só não consigo lembrar de qual de desodorante feminino (aqui num vídeo do YouTube; obrigado ao Yago, pela pista! :-D). Você certamente a reconhecerá nos primeiros cinco segundos da canção: a voz da Gabriella é inconfundível o bastante para deixar uma marca sonora forte. E aqui temos uma vencedora: além de ser uma canção excelente, com um balanço que lembra algum lugar quente — assim como as cores do vídeo —, o clipe é engraçado, cheio de girlpower e eyecandy. As meninas certamente hão de gostar de pelo menos um dos rapazes presentes, pois há todo tipo de estereótipo de homem — do japa ao loiro rasta, mas não identifiquei nenhum caubói tocador de baixo com um “13” tatuado no braço… Para os rapazes, só há uma garota no vídeo, mas, vamos e venhamos, precisava de mais de uma? A senhorita Cilmi é linda e isso, por si só, já é o bastante para um cara querer este vídeo. Levando em conta que ela canta MUITO, então não há o que pensar. IMHO: 5/5 Para quem gosta de rapazes, de moças ou de reggae(?), acho que este clipe certamente agradará a gregos e troianos.

Últimas palavras: 1. não caia na onda de “mande uma faixa grátis de presente”, que você pode encontrar no MySpace da Gabriella Cilmi, pois é uma bela armação para providenciar spam da Universal Music (leia a letra miúda, antes de enviar!); 2. o site oficial e o MySpace do Alexander Acha são verdadeiros vampiros de conexão, só acesse se a sua for boa ou se estiver com paciência, e 3. o álbum do The Boxer Rebellion está em promoção (11 faixas iTunes Plus por US$6), portanto, se quiser aproveitar…

No mais, deixo-vos com a notícia de que serei um estudante de Direito, falta só eu me matricular! Assim como a Elle Woods, depois de velho graduado eu me meti a besta de querer virar advogado e agora só me resta ir até o fim. 😀 Muito obrigado a todos que torceram e espero poder continuar comentando as ofertas gratuitas da iTS semanalmente.

E aqui vai um recado especial pro pessoal da Apple: que tal borrifar um pouco de iTunes Plus nas faixas gratuitas, também? (Pedir não custa nada, vai que chega aos ouvidos de alguém de bom coração…)

Caso você ainda não seja cadastrado na iTS norte-americana (e enquanto a Apple Brasil não abre uma loja decente por aqui), recomendo a leitura deste post.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Citigroup projeta estimativas sobre resultados financeiros da Apple

Próx. Post

ShareTabs e Krunchd permitem compartilhar vários links de uma só vez

Posts Relacionados