O melhor pedaço da Maçã.

Wired retira vídeo-tutorial do hackintosh a pedido da Apple [atualizado]

A Wired confirmou o recebimento de uma carta da Apple solicitando a retirada de um artigo do blog Gadget Labs que explica, através de um vídeo, como ter o Mac OS X rodando num netbook MSI Wind. A Apple, que contatou a publicação através da divisão Conde Nast, teve seu pedido atendido e o vídeo foi retirado do site.

Publicidade

14-wired-hackintosh

Brian Chen demonstra no seu artigo — postado em primeiro de dezembro último — , como instalar uma versão “ilegal e hackeada” do Mac OS X em um PC. Era óbvio que isso colocaria a publicação em maus lençóis com o departamento legal da Apple.

A Wired, apesar de ter retirado o vídeo, ainda mantém o artigo original disponível para leitura enquanto estuda meios de evitar a sua proibição. Ela reconhece que a prática é ilegal e que requeria a instalação de software modificado, mas estabeleceu um link para uma fonte onde poderia ser obtido esse software — no caso, o conhecido site de torrents The Pirate Bay.

Publicidade

Entretanto, ela advertiu que isso potencialmente violaria o Acordo de Licença de Uso para o usuário final e sugeriu aos interessados possuir uma cópia legal do Mac OS X.

A Apple tem até tolerado de forma gentil a disseminação da comunidade “hackintosh” após ter adotado a plataforma Intel, talvez porque não se tratar de uma ameaça comercial — atitude bem diferente da situação vivida com a Psystar, em que ela mostra as suas garras para defender os direitos sobre o seu sistema operacional.

Publicidade

Confira abaixo o vídeo feito por Chen:

[Via: CNET.]

Atualização (14/1/09 às 23h30): essa foi rápida. A Apple já conseguiu retirar o vídeo que estava disponível no YouTube… Sorry, guys.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Jobs ficará de licença médica até junho

Próx. Post

Hacker envia carta à Microsoft

Posts Relacionados