Novo rumor prevê novo Mac mini para março, baseado na plataforma Ion, da NVIDIA

De acordo com uma confirmação feita por um parceiro da NVIDIA para o Tom’s Hardware, o novo Mac mini deverá ser o único a ser baseado em um processador Intel Atom dual-core. Além disso, acredita-se na presença de gráficos da NVIDIA, mas não por meio da GPU GeForce 9400M, a mais compacta presente em um Mac atualmente, e sim da sua nova plataforma Ion, ainda mais compacta e de baixo custo, mas também bastante eficiente.

Mac mini

A GPU foi desenvolvida para uso em netbooks, mas no caso do Mac mini também seria uma boa adição, pois conta com suporte a decodificação H.264 em resolução de alta definição, aceleração gráfica em 3D e desempenha muito bem tarefas computacionais. Além disso, é totalmente compatível com OpenCL, a interface de programação destinada à computação paralela, prometida no Mac OS X Snow Leopard.

Já o processador Atom 330 de dois núcleos, corroborado para uso pelo Mac mini, rodaria a uma velocidade de 1,6GHz, inicialmente. Apesar de ela ser menor que a do atual Core 2 Duo utilizado no pequeno desktop, seria totalmente compensada pelos gráficos mais poderosos, equivalentes aos dos MacBooks de alumínio. Além disso, há chances de que ele ofereça mais memória padrão, para ajudar nessa compensação de performance.

Com o uso desses componentes, o novo Mac mini deverá ser menor e mais leve que o atual, de acordo com as especulações. Além disso, deverá estar pronto para ser vendido em março, possivelmente a tempo para o anúncio em um evento de desktops da Apple previsto para fevereiro.

Quanto ao seu preço, ainda é difícil fazer uma estimativa. Na última apresentação dos resultados financeiros da Apple, Jobs disse que ela não seria capaz de fazer um computador tão robusto quanto os demais da linha por menos de US$500, mas com o uso do processador Atom e da plataforma Ion para gráficos, essa idéia volta a ser possível. A Intel oferece o chip para fabricantes de PCs por meros US$43, e fontes ligadas à Apple indicam que ela está trabalhando com a arquitetura gráfica de baixo custo da NVIDIA há muito tempo, para o uso na Apple TV.

Posts relacionados

Comentários